Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Decreto estadual torna obrigatório o uso de máscaras para trabalhadores em atendimento ao público

Publicado em: 23/04/2020 17:38

 (Foto: Vincente Jannink/ANP/AFP
)
Foto: Vincente Jannink/ANP/AFP
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou, nesta quinta-feira (23), um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção para funcionários e colaboradores dos estabelecimentos comerciais cujo funcionamento esteja permitido. O decreto recomenda ainda a utilização de máscaras para toda a população em geral, sempre que for necessário sair de casa para algum motivo emergencial.

O decreto estadual entrará em vigor nesta segunda-feira (27). "Até lá, há tempo suficiente para todos adquirirem o equipamento de proteção", justificou o governo do estado. O documento deixa registrado também que as máscaras a serem adotadas obrigatoriamente pelos trabalhadores dos estabelecimentos, bem como as utilizadas pela população poderão ser industrializadas ou artesanais.

"Estamos seguindo, em Pernambuco, a orientação já firmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em relação ao uso de máscaras de proteção, que são importantes para evitar que seu usuário contraia o vírus, mas também igualmente importantes para reduzir o alastramento da doença", afirmou Paulo Câmara.

O governador ressaltou que o uso de máscaras não substitui a principal estratégia de prevenção ao novo coronavírus, que é o isolamento social. "Sair de casa, só em casos de extrema necessidade e, nesses momentos, é importante redobrar os cuidados usando máscaras", disse.

Paulo Câmara informou ainda que o governo do estado abriu recentemente uma linha de credito no valor de R$ 6 milhões para pequenas e micro empresas do polo têxtil do Agreste, exatamente para financiar a confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo máscaras de proteção.

"Já compramos um primeiro lote de 200 mil máscaras e, agora, vamos fazer uma nova encomenda, de mais um milhão de unidades. As primeiras unidades já chegaram e, a partir desta sexta-feira (24), iniciaremos a distribuição entre os servidores públicos de setores que permanecem com atendimento ao público", pontuou o governador. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL