Vida Urbana

Festejos no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina, atrai milhares de romeiros. Crédito: Nando Chiappetta/DP/
Em nota, a província dos capuchinhos afirmou que o cancelamento segue “as orientações das autoridades civis e religiosas no tocante à pandemia do novo coronavírus”. Deste modo, acrescenta, “não poderemos receber as caravanas e romarias, como é de praxe”. A festa atrai romeiros de vários estados nordestinos. A maioria vem do interior pernambucano, paraibano, alagoano e cearense.
Nascido em Bozzano, em novembro de 1989, frei Damião desembarcou no Porto do Recife em 1931. Seu nome de batismo é Pio Giannotti. Ele chegou à capital pernambucana com pouco conhecimento da língua portuguesa. Mesmo assim, celebrou a primeira missa no dia 5 de abril, no município de Gravatá, no Agreste.
Frei Damião poucas vezes retornou à terra em que nasceu depois de ser enviado ao Brasil pela Ordem dos Frades Menores Capuchinhos Foram 66 anos de andanças por vários estados brasileiros, especialmente na região Nordeste, tornando-se conhecido pela firmeza dos discursos de cunho moral e em defesa do catolicismo. Arrastava multidões por onde passava com as chamadas Santas Missões.
Em abril do ano passado, o Vaticano reconheceu frei Damião como “venerável” dentro do processo para transformá-lo em santo. O título, por meio de decreto do papa Francisco, é o penúltimo passo antes da Santa Sé declarar alguém como beato.
Últimas

Mais Lidas
