Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Campus do Agreste e de Vitória promovem ações de enfrentamento à Covid-19

Publicado em: 02/04/2020 23:43

 (Foto: Passarinho UFPE)
Foto: Passarinho UFPE
Os campi do Agreste e de Vitória de Santo Antão da UFPE estão desenvolvendo várias ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em Caruaru, sob a coordenação do vice-diretor do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA), Gilson Lima da Silva, que é professor de Química, um grupo de pessoas se uniu para atender às demandas sociais e estruturais no combate à Covid-19.

Entre os envolvidos na iniciativa estão representantes da UPE, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Prefeitura de Caruaru, Armazém da Criatividade, Senai, Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), coordenadores de laboratórios, coordenadores de cursos, empresários e outros secretários, coordenadores de núcleo, técnicos administrativos e representação estudantil do campus.

Dentre as metas de atuação do grupo estão a produção do álcool 70% para uso nas unidades de saúde; mediação junto às grandes indústrias na produção em larga escala de álcool em gel para abastecer os hospitais e unidades de saúde; desenvolvimento de protetor facial para produção auxiliada por impressora 3D; produção de máscaras de tecido, através do Laboratório de Moda; apoio à rede municipal de saúde, com a participação de alunos voluntários e participantes do internato do curso de Medicina do Campus do Agreste.

Além da criação do grupo de trabalho, a gestão do Campus do Agreste, com a aprovação da gestão do curso de Medicina, colocou a unidade de saúde do campus à disposição da Secretaria de Saúde de Caruaru para servir de apoio caso haja necessidade de expansão de espaço adequado para leitos. “A Universidade vem cumprindo o seu papel de contribuir com a sociedade. Seja através do ensino, pesquisa, extensão ou inovação, a partir do conhecimento para apresentar ações e soluções que possam ajudar a toda a comunidade a superar situações como essa”, afirmou o professor Manoel Guedes Alcoforado, diretor do Campus do Agreste.

Vitória de Santo Antão

O Campus Vitória (CAV) da UFPE também está desenvolvendo ações para o enfrentamento da Covid-19. O curso de Saúde Coletiva e o Centro Acadêmico Estudantil Paulo Santana (Caeps) estão coordenando informe epidemiológico sobre a situação dos casos e de informações sobre a Covid-19. Outra iniciativa, encabeçada por professores, estudantes e técnicos do CAV, envolve a arrecadação de fundos para apoiar os pequenos comerciantes do entorno do Campus. 

Tem ainda o Com CAV, sistema de orientação em saúde oferecido por estudantes dos últimos períodos de enfermagem para a comunidade em geral. A ação, que vai ser implantada nos próximos dias, está sendo organizada pela Direção do CAV e Coordenação do curso de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória. 

Mais informações podem ser obtidas junto à Direção do CAV pelo e-mail diretoriacav.ufpe@gmail.com e telefones (81) 3114.4101 e 3114.4175. Também é possível entrar em contato com a Coordenação de Saúde Coletiva pelo e-mail saudecoletiva.cav.ufpe@gmail.com e telefone (81) 3114.4138.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A pandemia em Pernambuco - notícias de 25/05
Curados da Covid-19 ressaltam importância do isolamento
Jogos Inesquecíveis: Empate heroico, pênaltis e invasão marcaram acesso do Náutico em 2019
De 1 a 5: dicas para se organizar melhor durante a quarentena
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco