° / °

Vida Urbana
Covid-19

Aplicativo Atende em Casa é ampliado para atendimentos em Caruaru e Serra Talhada

Publicado: 24/04/2020 às 17:54

A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android./Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android./Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

A ferramenta está disponível pela internet e para smartphones com sistema Android. A partir deste sábado (25), o aplicativo Atende em Casa passará a funcionar para os municípios de Caruaru, no Agreste do estado, e Serra Talhada, no Sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara nesta sexta-feira (24) em vídeo divulgado nas redes sociais. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo estado sobre a Covid-19, Caruaru tem 17 casos confirmados da doença. Em Serra Talhada, são quatro confirmações.

A ferramenta Atende em Casa, disponível pela internet e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientem os usuários que apresentem sintomas gripais.

Além do Recife, primeira cidade a receber a iniciativa, o app funciona também em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata e Camaragibe. A expectativa é de que, nos próximos dias, a ferramenta esteja disponível para todas as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de outros municípios na Zona da Mata e Agreste.

"A partir das 7h deste sábado, os moradores de Caruaru e Serra Talhada vão poder se consultar, via internet, pelo nosso aplicativo Atende em Casa. Desde que lançamos essa ferramenta, no dia 26 de março, mais de 21 mil pessoas com sintomas gripais já a utilizaram para receber orientação médica e ter o primeiro atendimento em casos suspeitos da Covid-19" , afirmou Paulo Câmara.

Lançado no dia 26 de março em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo atendeu cerca de 6 mil pessoas com sintomas ou condição de gravidade receberam teleorientações com médicos ou enfermeiros. Desses, aproximadamente 2 mil pacientes que passaram pelo teleatendimento foram orientados a procurar um serviço de saúde para consulta.

Cerca de 70 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para atuarem no Atende em Casa, sendo orientados quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde. Nos próximos dias, os profissionais que estavam afastados de suas funções na assistência à saúde por serem dos grupos de risco para o novo coronavírus, devem ser convocados para reforçarem as escalas de plantões do Atende em Casa.
Mais de Vida Urbana