Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

UFPE busca doações para produzir álcool 70% para hospitais

Publicado em: 24/03/2020 19:36 | Atualizado em: 24/03/2020 19:45

Ideia é ajudar a reforçar estoques de álcool em hospitais como o HC, administrado pela UFPE. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
Ideia é ajudar a reforçar estoques de álcool em hospitais como o HC, administrado pela UFPE. (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP.)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está se articulando para produzir álcool líquido 70% para uso em unidades hospitalares, como o Hospital das Clínicas (HC), localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. O intuito da medida é reforçar o estoque do material nas instituições. Entre essa segunda-feira (23) e esta terça (24), duas usinas da Mata Sul já colaboraram com a universidade, que aguarda mais doações.

Na segunda, a Usina Trapiche, de Sirinhaém, encaminhou 900 litros de álcool anidro (95%) para a UFPE. Já nesta terça, foi a vez da Usina Pumaty - Agrocan, de Joaquim Nabuco, doar 1.000 litros de álcool 70%. Os interessados em doar insumos para a produção de álcool líquido podem entrar em contato pelo e-mail gabinete@ufpe.br.

As empresas podem doar água destilada e mineral, etanol e vasilhames de polipropileno ou outro plástico para o envase do álcool 70%, além do polímero carbopol 940, usado para o preparo do álcool gel. O apoio para produção de rótulos também é bem-vindo. “A UFPE está cumprindo seu papel social de servir bem a sociedade e a população de maneira geral. O Hospital das Clínicas será nossa principal destinação de álcool’’, diz o reitor Alfredo Gomes.

A universidade está reunindo expertises e apresentando diversas formas de colaboração no enfrentamento à Covid-19, quanto a sua capacidade de atuação instalada, mantendo diálogo com os governos federal, estadual e municipais, agências de fomento e outros interlocutores. "Articular ações para o combate e enfrentamento ao novo coronavírus é nosso papel. E fazemos isso articulando setores produtivos, governantes, movimentos sociais e a comunidade acadêmica para as diferentes frentes de atuação e serviços", acrescenta Alfredo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL