Coronavírus

Transporte público perde 40% dos passageiros durante período de isolamento social

Publicado em: 19/03/2020 19:19 | Atualizado em: 19/03/2020 20:06

 (Foto: Marlon Diego/Esp.DP
)
Foto: Marlon Diego/Esp.DP
O transporte público de passageiros na Região Metropolitana do Recife tem sofrido os impactos do isolamento social necessário no período de contenção do novo coronavírus. De acordo com o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, os ônibus da RMR circulam com cerca de 40% a menos de passageiros.

Nesta quinta-feira (19), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Recife informou que, desde o dia 9 deste mês, houve uma diminuição no número de passageiros transportados de cerca de 30,4% na Linha Centro e 33,4% na Linha Sul.

No país, nos últimos dias, houve redução de aproximadamente 30% da demanda de passageiros de transporte público coletivo urbano por ônibus em algumas cidades em decorrência das medidas de distanciamento social e de flexibilização das atividades laborais, tais como o trabalho à distância (home office). Estima-se que metade desse total, 15%, se deve à suspensão das atividades educacionais e fechamento de escolas.

O agravamento da situação poderá gerar impacto de mais de 50% na queda de passageiros, segundo levantamento preliminar da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que representa o setor. "Não faz sentido ter ônibus rodando vazios só para cumprir um planejamento feito antes da pandemia, e que não se aplica mais neste momento", afirmou o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha.

Em Pernambuco, de acordo com Medicis, não há, por enquanto, restrição à circulação do transporte coletivo. "Os ônibus vêm funcionando normalmente, de acordo com as determinações baixadas, para higienização de coletivos e terminais, assim como o disciplinamento das filas e controle de acesso a esses veículos", disse o procurador.

Diante do novo cenário no país e com a expectativa de forte redução do número de passageiros tendo em vista o crescimento previsto do número de casos da Covid-19, a NTU reivindica que sejam adotadas medidas especiais e emergenciais para assegurar a continuidade do transporte público urbano em todo o país.

"Estamos falando de um setor responsável por 86% das viagens realizadas em modos de transportes coletivos urbanos em todo o país. O setor deve seguir todas  as recomendações das autoridades públicas sobre a oferta dos serviços, mas, para isso, precisa ter garantido o equilíbrio financeiro das operações, visto que, de forma geral, as empresas estão debilitadas, já que enfrentam há tempos uma crise decorrente da queda sistemática de demanda, e não vão aguentar mais esse baque", pontuou Cunha.

Cuidados no transporte público:


Passageiros

Manter as janelas dos ônibus abertas para uma melhor circulação do ar, sempre que possível

Evitar os horários de pico nos transportes públicos

Escolher rotas que envolvam apenas um meio de transporte, evitando trocas de linhas ou modais que aumentam o risco de exposição, sempre que for viável

Lavar sempre as mãos com sabão até a metade do antebraço, esfregando também as partes internas das unhas, antes e depois de usar o transporte público; alternativamente, limpar as mãos com álcool em gel 70° INPM

Evitar cumprimentar com beijos, apertos de mãos e abraços

Limpar com álcool em gel 70° INPM objetos tocados frequentemente

Evitar tocar nas áreas do rosto (principalmente nariz, olhos e boca) antes de higienizar as mãos

Quando tossir ou espirar, proteger a boca na parte interna do antebraço ou com um lenço descartável

Procurar manter uma distância de pelo menos 1 metro de quem estiver tossindo ou espirrando

Utilizar lenços descartáveis quando estiver com o nariz escorrendo, descartando o lenço usado imediatamente no lixo

Evitar sair de casa caso apresente sintomas de gripe ou similar

Seguir as orientações oficiais do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias, evitando mensagens falsas que circulam pela Internet e WhatsApp

Operadores

Utilizar o sistema de ar-condicionado dos ônibus no modo de ventilação aberto

Manter as janelas dos ônibus abertas para uma melhor circulação do ar sempre que possível

Reforçar a limpeza diária interna dos veículos, a desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mãos, fazendo a higienização dos veículos com mais frequência no decorrer do dia, sempre que possível

Disponibilizar espaços para cartazes e outros materiais informativos sobre a prevenção do coronavírus na frota e demais canais de comunicação da empresa (sites, redes sociais, TV de bordo)

Orientar os funcionários sobre métodos de prevenção contra o coronavírus

Colocar à disposição dos funcionários, nas áreas administrativas e nas garagens, álcool em gel 70° INPM

Fonte: NTU
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL