Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

Terreiros começam a suspender rituais por causa da Covid-19

Publicado em: 22/03/2020 08:00

 (Foto: Rennan Peixe/divulgação)
Foto: Rennan Peixe/divulgação
Terreiros de matriz africanas da Região Metropolitana do Recife começam a seguir as resoluções e orientações dos órgãos competentes e suspenderam seus rituais para garantir a segurança de seus adeptos e da população em geral.

O conselho religioso do tradicional terreiro nagô Axé Talabi, que está localizado a mais de trinta anos no bairro de Paratibe, em Paulista, emitiu uma nota em suas redes sociais comunicando que as festividades, as consultas espirituais, as visitas e as atividades socioculturais realizadas, como oficinas, vivências, seminários, ações ambientais e projetos educacionais, que são participadas por crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos da comunidade, estão temporariamente suspensas, até que se restabeleça a segurança para convivência social coletiva.

Pai Júnior de Odé, membro do conselho religioso da casa, disse que as religiões de matriz afro-indígenas zelam pela garantia da vida. "Nós compreendemos que o corpo é um templo que reserva e propaga axé, que é a força vital. Ele serve de morada para forças dos orixás. É com ele que dançamos, cantamos, nos alimentamos e cuidamos uns dos outros. Neste momento precisamos garantir a segurança e saúde dele e de nossas comunidades, e parte desta garantia se dá, por agora, com a suspensão provisória de nossas atividades e nosso recolhimento."

O Terreiro Axé Talabi irá realizar apenas os rituais internos que são indispensáveis para manutenção da força espiritual, são rituais que visam interceder junto aos orixás e encantados pela saúde e paz. Estes rituais serão promovidos apenas pelo grupo de pessoas que residem dentro do terreiro, e que não compõem o grupo de risco do vírus.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL