Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Alerta

Sinpol denuncia suspeita de mortes por coronavírus em Pernambuco

Publicado em: 21/03/2020 15:01 | Atualizado em: 21/03/2020 16:20

 (Marlon Diego/Esp.DP )
Marlon Diego/Esp.DP

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) denunciou, neste sábado (21), duas possíveis mortes por coronavírus em Pernambuco. De acordo com a assessoria de comunicação do sindicato, o procedimento padrão de investigação das causas da morte não aconteceram, levantando suspeita por parte dos policiais do Instituto de Medicina Legal (IML). 

O sindicato também informou que uma das vítimas era uma mulher de 79 anos, residente de Camaragibe, e não passou pelo IML. "Nós desconfiamos após o procedimento completo não ser realizado e por denúncias dos próprios policiais que estão realizando as perícias. Ficamos sabendo através do laudo da casa funerária, mas a mulher já foi enterrada", contou Márcio Santos, assessor do Sinpol.

Em nota, o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiro, informou que teve acesso à autópsia, realizada pela médica da vítima e que, no documento, o falecimento foi atestado como suspeita de coronavírus.

A segunda morte, relatada por Márcio Santos, foi de um homem de 61 anos. De acordo com Márcio, o corpo apresentou características do sintomas causados pelo vírus. A vítima foi isolada e não foi feita a perícia. 


"Não sabemos porque não estão notificando esses casos, mas há o isolamento e as perícias não são realizadas. Quando esses corpos chegam, já estão encaminhando diretamente para o velório", informou.


Denúncia

O sinidicato informou também que não há Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para que os Policiais Civis realizem as autópsias e que o governo não informou se haverá reposição do estoque.

"Está faltando álcool em gel, roupas de proteção e máscaras. Com a disparada dos surtos perdemos a noção de quantos equipamentos precisamos. Espero que essa situação se resolva, por isso estamos relatando", informou o assessor. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Erupção de vulcão na ilha de Java deixou 34 mortos
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT/PE), Almir Mattias e Renata Berenguer
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Grupo Diario de Pernambuco