Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

PREVENÇÃO

Simepe entra com ação para proteger médicos do grupo de risco durante enfrentamento à Covid-19

Publicado em: 26/03/2020 10:41 | Atualizado em: 26/03/2020 11:34

 (Reprodução/Pixabay)
Reprodução/Pixabay

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE), entrou com ação judicial para proteger os profissionais idosos ou com comorbidades. A entidade pede que os médicos realizem atividades exclusivamente sem contato direto com pacientes que já foram diagnosticados ou são suspeitos da doença. 

O grupo de risco é composto por pessoas que são imunossuprimidos, ou portadoras de doenças crônicas que levem a uma evolução desfavorável, caso infectado pela doença. No pedido protocolado à justiça nesta quarta-feira (25), também estavam incluídas as gestantes.


A ação tem por base as recomendações das organizações internacionais de saúde, a recomendação das entidades médicas de Pernambuco e a Portaria No 428, de 19 de março de 2020 do Ministério da Saúde (MS), dentre outras normativas.


O advogado da Defensoria Médica do Simepe (DFM), Ricardo Santos, enfatiza que “aquilo que está em jogo é direito do Estado em exigir a prestação de serviço médico X o direito protestativo do médico em salvaguardar a sua vida, de modo a justificar ou não o afastamento do premente perigo. Nesta ponderação deve prevalecer o direito à vida”, defende.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco