Diario de Pernambuco
Busca

COVID-19

Senai realiza manutenção de respiradores para enfrentamento da Covid-19

Publicado em: 31/03/2020 15:14 | Atualizado em: 31/03/2020 15:28

No Senai, a manutenção será feita por docentes das áreas de Eletrônica, Mecânica e Calibração de Instrumentos.  (Paulo Paiva/ DP Foto)
No Senai, a manutenção será feita por docentes das áreas de Eletrônica, Mecânica e Calibração de Instrumentos. (Paulo Paiva/ DP Foto)
Seguindo a corrente solidária de combate ao novo coronavírus, o Senai Pernambuco vai realizar a manutenção de respiradores mecânicos que não estão utilizados - o aparelho é essencial para pessoas que apresentam sintomas graves da Covid-19. O projeto faz parte da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, idealizada pelo Senai Nacional em parceria com o Governo Federal e dez empresas de todo o Brasil. No estado, a ação será realizada pelo SenaiI Santo Amaro e, também, na planta da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em Goiana.

A ação ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo priorizados, inicialmente, o encaminhamento dos respiradores para a rede pública de saúde, conforme explica Oziel Alves, gerente de Consultoria do Senai Pernambuco. “A Secretaria de Saúde tem uma visão global de prioridade e necessidade e conseguirá gerir essa questão da melhor forma possível. Estamos nos organizando também para, em um segundo momento, atender à rede privada”. 

De acordo com dados da SES-PE, no estado, cerca de 150 respiradores precisam passar por manutenção e cada aparelho, estima-se, pode atender até dez pessoas - em todo o País, por sua vez, são cerca de 3,6 mil ventiladores pulmonares fora de uso, segundo números da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM). As redes de saúde que necessitem do serviço podem entrar em contato com o Senai Pernambuco. 

Em Pernambuco, de acordo com boletim da SES-PE na tarde desta terça-feira, são 87 ocorrências por conta do coronavírus, com seis mortes no total - não houve novos óbitos nas últimas 24 horas -, distribuídos por 11 municípios e Fernando de Noronha. Além disso, ainda segundo o mais recente boletim, subiu para 14 os casos de pacientes recuperados pela doença.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL