Diario de Pernambuco
Busca

Silver Shadow

Primeiro voo para repatriar passageiros de cruzeiro parado no Porto do Recife sai amanhã

Publicado em: 19/03/2020 19:39 | Atualizado em: 19/03/2020 19:58

Navio está parado no Porto do Recife desde o dia 12.
 (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
Navio está parado no Porto do Recife desde o dia 12. (Foto: Bruna Costa/Esp.DP)
O embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, confirmou, na tarde desta quinta-feira (19), que o primeiro voo - de um total de três - para repatriar os passageiros que estão no navio Silver Shadow, parado no Porto do Recife desde o último dia 12, sai às 21h30 desta sexta-feira (20) do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre.

O voo LA9542, operado pela Latam, vai levar passageiros britânicos e europeus do cruzeiro. O pouco no Aeroporto de Heathrow, em Londres, está previsto para as 9h do sábado. "O plano logístico e lista final de passageiros estão prontos", disse o embaixador.

De acordo com Vijay, o avião vai levar não só britânicos, mas europeus de outros países. "Fiquei satisfeito em conseguir espaço para levar também passageiros da Alemanha, Áustria, Belarus, Bulgária, Croácia, Espanha, França, Itália, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia e Suíça até Londres, a caminho de seus destinos finais", afirmou.

O embaixador afirmou que vai enviar, na noite desta quinta, uma carta aos passageiros com a ajuda do capitão do Silver Shadow. "Muito obrigado a todos os passageiros por sua paciência e resiliência", postou Rangarajan em seu perfil oficial do Twitter.

Outros dois voos - um para os Estados Unidos e outro para a Austrália - ainda não têm saídas confirmadas. Todos os passageiros do Silver Shadow são estrangeiros. A embarcação tem 607 pessoas de 18 nacionalidades diferentes, sendo 316 passageiros e 291 tripulantes. São cerca de 100 britânicos no cruzeiro.

Protocolo

Antes de um navio atracar, é de praxe que seja emitida a “declaração de saúde” - boletim pelo qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é informada de ocorrências atípicas, como casos de febre ou diarreia a bordo. Somente após a análise deste documento é que os passageiros podem desembarcar.

O relatório também é disponibilizado pelo comandante do navio aos órgãos anuentes, como Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal, cerca de 24 horas antes do horário previsto de chegada da embarcação. Em um caso suspeito, o comandante do navio deve providenciar a lista de viajantes com identificação de função, cabine, possíveis contatos a bordo, escalas e conexões.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL