Diario de Pernambuco
Busca

Combate

Prefeitura do Recife se une a jovens para disseminar informações sobre o novo coronavírus

Publicado em: 30/03/2020 18:35

 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife)
Foto: Divulgação/Prefeitura do Recife
Em 30 de março de 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Juventude. Diante disso, com o objetivo de unir forças e exaltar o grande potencial de articulação e mobilização inerente ao jovem, além da facilidade de utilizar as tecnologias da informação, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife inicia uma ação de distribuição de materiais de comunicação para coletivos e organizações juvenis com o intuito de garantir minição para que o jovem possa disseminar informação de qualidade. Para ter acesso, basta entrar em contato com a pasta através do 3355-8008 ou 99488-6488.

Um dos grandes desafios para passar pela pandemia do Covid-19 é a transmissão de informações confiáveis e seguras para que toda a população possa se conscientizar sobre a importância da adoção das medidas de cuidado. Para isso, a Prefeitura do Recife criou um site que centraliza conteúdos relacionados ao Novo Coronavírus (https://novocoronavirus.recife.pe.gov.br). Através do site a população obtém informações sobre o vírus, modos de transmissão, cuidados de prevenção e material educativo para veiculação em redes sociais.

A Secretaria Executiva de Juventude do Recife também está presente no Instragram, por meio do perfil Juventude Participa (@juventudeparticipa_recife), no qual são compartilhadas informações a respeito das ações da pasta junto aos coletivos e organizações juvenis e ao poder público. Entretanto, atualmente, o perfil também se tornou um importante canal de comunicação com os jovens a respeito da execução do Plano de Contingência COVID-19, trabalho desenvolvido pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Novo Coronavírus. Pelo perfil e pelo contato telefônico, a Secretaria mantêm diálogo aberto com os jovens da sociedade civil para receber propostas de parceria essenciais para vencer o desafio de uma pandemia.

"Nos momentos mais desafiadores da História mundial, tivemos a participação da juventude em busca de transformações sociais da realidade posta, como exemplos: a luta pela garantia de direito ao voto das mulheres, a luta por igualdade racial em vários países do mundo, a Primavera Árabe, o movimento Caras Pintadas no Brasil, em 1992 e as Jornadas de Junho de 2013. Atualmente, estamos vivendo dias desafiadores com a chegada do Coronavírus no Brasil e os impactos gerados por essa onda de contágio de milhares de pessoas no mundo", comentou a secretária Executiva de Juventude do Recife, Camila Barros.

Diante disso, a juventude pode contribuir criando uma rede de solidariedade para disseminar informações oficiais em seus perfis nas redes sociais e na sua comunidade sobre como se prevenir e auxiliar principalmente as pessoas que se encontram no grupo de risco, que são idosos, pessoas com doenças respiratórias e crônicas e pessoas que vivem em vulnerabilidade social. E a Secretaria Executiva de Juventude do Recife, que faz parte Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, juntamente com outros servidores públicos e instituições governamentais, está empenhada no trabalho de prevenção ao Novo Coronavírus e disposta a se unir aos jovens para disseminar informações úteis.

Dia da Juventude

O Dia Mundial da Juventude, comemorado em 30 de março, tem o objetivo de dar visibilidade ao segmento populacional entre 15 a 29 anos e de levantar discussões sobre as demandas da juventude e a importância dela no processo de desenvolvimento da sociedade. Além disso, reforçar a data é também reforçar que Políticas Públicas de Juventude sejam instituídas para efetivação dos seus diretos, assim como está previsto no Estatuto da Juventude, lei nº 12.852 de 05 de agosto de 2013.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL