Diario de Pernambuco
Busca

prevenção

Prefeitura de Olinda amplia ações de combate ao novo coronavírus

Publicado em: 19/03/2020 20:47 | Atualizado em: 19/03/2020 22:00

 (Foto: Passarinho/Prefeitura de Olinda)
Foto: Passarinho/Prefeitura de Olinda

A Prefeitura de Olinda ampliou, nesta quinta (19), as ações de combate ao novo coronavírus na cidade. Todas as medidas seguem por tempo indeterminado, entre elas está a suspenção das atividades de museus, bibliotecas, prédios históricos e serviço de transporte de turistas no Sítio Histórico. Também estão sem funcionamento as academias de ginástica e os cinemas que funcionam na cidade. Os supermercados, padarias e demais estabelecimentos comerciais terão que intensificar a higienização, além de disponibilizar pias para lavagem das mãos com sabonete líquido. Quando não for possível, álcool gel 70%.


Estão limitados a 50 pessoas os eventos públicos e privados, seguindo as medidas do governo estadual. Já os bares e restaurantes terão que reduzir a capacidade em 50% (no mínimo), além de estipular a distância de, pelo menos, 1,5m entre as mesas. Segundo a Procuradoria de Olinda, os critérios serão ajustados de acordo com a realidade da cidade. Inicialmente, a restrição se mantém desta forma e, nesta sexta (20), será reavaliada conforme às orientações dos decretos estaduais, que determinou, nesta quinta (19), o fechamento de bares, restaurantes e shoppings centers.


Para evitar deslocamento e aglomerações no transporte público e nos postos de atendimento, os portadores de doenças crônicas, atendidos pela Rede Municipal de Saúde, terão suas receitas médicas prorrogadas, dentro da regulamentação própria. A Secretaria da Fazenda e Administração disponibilizará aplicativos e outras formas de atendimento virtual (WhatsApp e e-mail) para evitar filas de espera. O modelo de atendimento também será replicado para as demais secretarias. O horário de funcionamento das repartições públicas municipais está fixado entre 8h e 13h nos diais úteis, exceto para órgãos ligados diretamente ao combate ao coronavírus, como secretarias de Saúde, Segurança Urbana, Defesa Civil e Assistência Social. 

 

A Prefeitura orienta, ainda, que os moradores de Olinda ou visitantes que cheguem provenientes de voos internacionais devem ficar isolados por sete dias, ainda que não apresentem sintomas da Covid-19. Também deve informar o mais rápido possível à Secretaria de Saúde, por meio do WhatsApp da Vigilância Sanitária (81 99158.2737).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL