Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

PMs voluntários vão atuar nos terminais integrados nos dias de folga

Publicado em: 03/03/2020 07:07 | Atualizado em: 03/03/2020 10:02

 (Foto: Ana Carolina Guerra/esp.DP)
Foto: Ana Carolina Guerra/esp.DP
Policiais militares voluntários vão atuar em suas folgas nos terminais integrados. A ideia é apoiar o respeito às filas e garantir o direito de ir e vir dos usuários. A PM também vai apoiar os órgãos responsáveis pelo ordenamento e apreensão de material destinado ao comércio informal nas áreas interna e externa e evitar a depredação do patrimônio.

O major da PM Édson Oliveira explicou que dez policiais vão trabalhar, por turno, através do Programa de Jornada Extra, que já existe na corporação e prevê pagamento ao PM que trabalha nas horas de folga. "Enquanto os equipamentos de transporte público estiverem funcionando, os policiais vão estar aqui. Serão 140 policiais de domingo a domingo. Trabalharão na folga, estão para prover segurança voluntariamente, mas é jornada extra, serviço à parte." Estão previstos dez PMs das 7h às 15h e outros dez PMs das 15h às 23h em cada terminal.

O primeiro terminal atendido é o da Macaxeira, onde a ação começou no mês passado. Ao todo serão atendidos seis terminais. Os próximos nomes ainda serão definidos por critérios de segurança, organização de fila e infra-estrutura de banheiros, por exemplo.

A iniciativa de arregimentar PMs dentro da jornada extra é uma novidade, viabilizada através de uma cooperação técnica entre a Secretaria de Defesa Social e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. É parte de uma nova etapa da Operação TI Seguro, lançada nesta terça-feira (3) no TI da PE-15.

André Melibeu, do Grande Recife Consórcio de Transporte, informou que a ação policial faz parte de um investimento mais amplo previsto pelo governo do estado dentro dos terminais. "Foi tomada decisão, em nível de governador do estado, para que houvesse melhoria do setor de transporte público. Essa melhoria é muito mais ampla, passa por faixas exclusivas, enfim, tem uma amplitude maior, um projeto de três anos. Especificamente nos terminais integrados foi tomada uma decisão que em 2020 seis terminais passariam por um processo de requalificação, de presença permanente da PM nos terminais, de segunda a domingo, das  7h às 23h,  onde houvesse ampliação dos facilitadores de embarque, a presença de porteiro nos terminais e houvesse requalificação da infra-estrutura. Então. seis terminais passariam por esse processo."

Agentes de trânsito também asseguram a fluidez das vias e o Serviço de Inteligência da Corporação realiza monitoramento constante da movimentação, acionando o efetivo para agir antes do surgimento dos problemas.

A operação é formada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, Secretaria de Defesa Social, através das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros e outros órgãos.
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL