Diario de Pernambuco
Busca

Cuidado

PF alerta para fraude de aplicativo malicioso sobre o novo coronavírus

Publicado em: 20/03/2020 13:30 | Atualizado em: 20/03/2020 13:47

Não caia no golpe do aplicativo Covid-19 Tracker. (Foto: Divulgação/PF)
Não caia no golpe do aplicativo Covid-19 Tracker. (Foto: Divulgação/PF)
A pandemia do novo coronavírus traz junto dela um cenário propício a crimes virtuais. O foco da vez é o aplicativo Covid-19 Tracker. Ele supostamente oferece dados sobre o novo coronavírus em todo o mundo, mas a Polícia Federal (PF) alerta que se trata de um recurso criminoso, em que bandidos bloqueiam o celular da vítima e exigem dela o pagamento de de US$ 100 (R$ 500) para liberar o aparelho. Não caia nessa.

O programa malicioso já fez diversas vítimas em Portugal, segundo a PF. Ele é classificado como um malware (aplicativo que se infiltra em dispositivos para causar danos, alterações ou roubo de dados pessoais), criptografando e bloqueando o celular da pessoa. Os criminosos exigem que a vítima pague o valor do resgate por meio de bitcoins, a criptomoeda virtual de valor próprio.

Em tempos de difíceis, é comum que criminosos se aproveitem para praticar golpes nos cidadãos. Por isso, a PF dá as seguintes orientações para que a pessoa se proteja.

1 - Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais;
2 - Procure saber informações do aplicativo ou programa antes de fazer a instalação em seu celular ou computador;
3 - Nunca instale programas de computador ou celular através de sites desconhecidos, baixe sempre em sites oficiais tais como: Google Play e App Store ou do próprio fabricante;
4 - O aplicativo oficial para acompanhar as notícias sobre o coronavírus no Brasil é o Coronavírus-SUS. Qualquer dúvida deve-se ligar para o número 136 do Disque Saúde.
5 - Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
6 - Instale um bom antivírus em seu celular ou computador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL