Diario de Pernambuco
Busca

Após quarentena

Navio Silver Shadow deixa o Porto do Recife depois de 14 dias

Publicado em: 26/03/2020 15:10 | Atualizado em: 26/03/2020 17:51

Embarcação seguiu viagem para Saint Vincent, no Cabo Verde. (Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP)
Embarcação seguiu viagem para Saint Vincent, no Cabo Verde. (Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP)
Depois de duas semanas atracado no Porto do Recife, o Silver Shadow deixou a capital pernambucana na tarde desta quinta-feira, por volta das 14h30, com 266 tripulantes, todos funcionários do navio. Mesmo tendo finalizado há três dias o processo de desembarque, o Cruzeiro de bandeira bahamense aguardava o cumprimento de protocolo determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pode ser liberado.

O isolamento foi imposto após dois passageiros apresentarem casos do novo coronavírus - um casal de turistas canadenses, onde o homem de 79 anos morreu nesta manhã e a esposa segue internada do Hospital Português.

 (Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP)
Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP
O fim da quarentena determinado pela agência sanitária federal ocorreu na tarde da última quarta-feira, quando os tripulantes foram submetidos a avaliações de saúde e não apresentaram nenhum sintoma de febre ou respiratório. Assim, passado o período de 14 dias, o navio foi autorizado a deixar o Recife com destino à ilha de São Vicente, no Cabo Verde, podendo vir a realizar novos desembarques. 

Ainda na manhã desta quinta, aliás, os últimos sete tripulantes brasileiros foram liberados e seguiram viagem para os seus estados de origem. Antes, estrangeiros já haviam deixado o navio em três dias de operações que envolveu profissionais de órgãos estaduais e federais. No total, eram 607 pessoas de 18 nacionalidades diferentes, sendo 316 passageiros e 291 tripulantes.
 (Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP)
Foto: Hesíodo Góes/Esp.DP

Relembre o caso
No dia 12 de março, o Cruzeiro que vinha da Bahamas chegou ao Porto do Recife com um passageiro canadense tendo apresentado mal-estar e, mais tarde, sendo confirmado o caso da Covid-19 - é o que viria a óbito nesta quinta. Sem ter a identidade revelada, o homem de 78 anos tinha histórico de  tabagismo e possuía problema cardíaco. Além dele, duas outras mulheres apresentaram suspeita: a esposa, que teve confirmação e atualmente está internada, além de uma outra mulher, onde o teste para a doença deu negativo.

Com quase duas dezenas de nacionalidades, 342 passageiros foram repatriados em força-tarefa do dia 20 ao 22. A operação foi comandada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR)  da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). Além de policiais e bombeiros militares, estão envolvidos profissionais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal,  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marinha do Brasil, Porto do Recife; Casa Militar de Pernambuco, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Recife (Samu), Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), empresa Aena (administradora do Aeroporto) e a Silversea Cruises, empresa proprietária do navio.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL