Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Mesmo temendo adiamento do Enem, estudantes aproveitam isolamento para revisar conteúdos

Publicado em: 27/03/2020 12:11 | Atualizado em: 27/03/2020 13:18

 (Foto: Mariana Fabrício/DP FOTO.)
Foto: Mariana Fabrício/DP FOTO.
Com a suspensão das aulas de escolas públicas e privadas de todo o país, em cumprimento ao decreto de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, a rotina dos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudou. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia adiar o Exame, mas ainda não divulgou uma nova data. O calendário divulgado no ano passado prevê a aplicação das provas de forma digital nos dias 11 e 18 de outubro, e no modelo presencial nos dias 1° e 8° de novembro. A previsão é de que o edital do Enem seja publicado no final do mês de março. No entanto, o atraso do ano letivo pode modificar o vestibular de mais de 3,5 milhões de estudantes.

A fera do curso de medicina, Clara Tejo, de 17 anos, está cursando o 3° ano do Ensino Médio no Colégio CBV, e acompanha os conteúdos por plataformas virtuais. A rotina que antes começava às 8h e terminava somente às 21h, incluindo aulas no colégio e no cursinho preparatório, mudou com a quarentena. Apesar do isolamento domiciliar, ela tenta manter os mesmo horários das aulas presenciais. "Uso o Youtube e o Google Sala de Aula para manter os estudos. Como já fazia resumos e costumava assistir a videoaulas, senti menos impacto. O lado positivo é que posso acessar a qualquer hora porque o material fica disponível o dia todo. Além disso, continuo fazendo simulados e mantendo o cursinho de redação", comenta.

Um componente que já é comum durante a preparação para o Enem, pode ser potencializado durante a pandemia. Por isso, o controle emocional também precisa de atenção para evitar crises de ansiedade. "Nesse momento, eu sei que ter saúde é o que importa. Mas, ainda assim, me sinto aflita com a interrupção das aulas e ainda tem a insegurança do possível adiamento do Enem. Por isso, tento manter meu foco. Seja na data prevista, ou depois, a prova vai acontecer e precisamos estar preparados. Houve muita mudança, mas estou me adaptando e mantendo o contato com os professores por Whatsapp para tirar dúvidas", diz Clara.

E já que a maioria das famílias também está em casa nesse momento, é preciso evitar distrações. Buscar um local reservado e silencioso, além de estabelecer horários fixos de estudo são as principais estratégias. "Estar todo mundo junto ao mesmo tempo, sem poder sair, torna o ambiente mais movimentado e barulhento. Mas, como os professores sempre nos dizem, esse período de suspensão das aulas não é férias. Estamos em quarentena por um motivo que foge do que foi planejado para esse ano letivo, mas o objetivo continua focar nos estudos", comenta a estudante.

Para o professor de matemática Rogério Figueredo, é essencial que os alunos criem um planejamento próprio e aproveitem ao máximo o tempo em casa para reforçar as matérias dadas em sala de aula. "Em meia a essa crise, a dica é se planejar, organizar de forma escrita e que fique visível os horários de estudo e intervalo. Diante das incertezas, não sabemos se vai haver o adiamento das provas ainda, então é necessário manter o foco, assistir às aulas regularmente, porque essa organização diminui a ansiedade. É importante, ainda, evitar o excesso de notícias nesse momento. Os estudantes precisam se manter atualizados, mas o foco é nos estudos", diz.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco