Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Mesmo temendo adiamento do Enem, estudantes aproveitam isolamento para revisar conteúdos

Publicado em: 27/03/2020 12:11 | Atualizado em: 27/03/2020 13:18

 (Foto: Mariana Fabrício/DP FOTO.)
Foto: Mariana Fabrício/DP FOTO.
Com a suspensão das aulas de escolas públicas e privadas de todo o país, em cumprimento ao decreto de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, a rotina dos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mudou. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia adiar o Exame, mas ainda não divulgou uma nova data. O calendário divulgado no ano passado prevê a aplicação das provas de forma digital nos dias 11 e 18 de outubro, e no modelo presencial nos dias 1° e 8° de novembro. A previsão é de que o edital do Enem seja publicado no final do mês de março. No entanto, o atraso do ano letivo pode modificar o vestibular de mais de 3,5 milhões de estudantes.

A fera do curso de medicina, Clara Tejo, de 17 anos, está cursando o 3° ano do Ensino Médio no Colégio CBV, e acompanha os conteúdos por plataformas virtuais. A rotina que antes começava às 8h e terminava somente às 21h, incluindo aulas no colégio e no cursinho preparatório, mudou com a quarentena. Apesar do isolamento domiciliar, ela tenta manter os mesmo horários das aulas presenciais. "Uso o Youtube e o Google Sala de Aula para manter os estudos. Como já fazia resumos e costumava assistir a videoaulas, senti menos impacto. O lado positivo é que posso acessar a qualquer hora porque o material fica disponível o dia todo. Além disso, continuo fazendo simulados e mantendo o cursinho de redação", comenta.

Um componente que já é comum durante a preparação para o Enem, pode ser potencializado durante a pandemia. Por isso, o controle emocional também precisa de atenção para evitar crises de ansiedade. "Nesse momento, eu sei que ter saúde é o que importa. Mas, ainda assim, me sinto aflita com a interrupção das aulas e ainda tem a insegurança do possível adiamento do Enem. Por isso, tento manter meu foco. Seja na data prevista, ou depois, a prova vai acontecer e precisamos estar preparados. Houve muita mudança, mas estou me adaptando e mantendo o contato com os professores por Whatsapp para tirar dúvidas", diz Clara.

E já que a maioria das famílias também está em casa nesse momento, é preciso evitar distrações. Buscar um local reservado e silencioso, além de estabelecer horários fixos de estudo são as principais estratégias. "Estar todo mundo junto ao mesmo tempo, sem poder sair, torna o ambiente mais movimentado e barulhento. Mas, como os professores sempre nos dizem, esse período de suspensão das aulas não é férias. Estamos em quarentena por um motivo que foge do que foi planejado para esse ano letivo, mas o objetivo continua focar nos estudos", comenta a estudante.

Para o professor de matemática Rogério Figueredo, é essencial que os alunos criem um planejamento próprio e aproveitem ao máximo o tempo em casa para reforçar as matérias dadas em sala de aula. "Em meia a essa crise, a dica é se planejar, organizar de forma escrita e que fique visível os horários de estudo e intervalo. Diante das incertezas, não sabemos se vai haver o adiamento das provas ainda, então é necessário manter o foco, assistir às aulas regularmente, porque essa organização diminui a ansiedade. É importante, ainda, evitar o excesso de notícias nesse momento. Os estudantes precisam se manter atualizados, mas o foco é nos estudos", diz.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL