Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Instrutora de costura ajuda a produzir máscaras para uso na Funase

Publicado em: 27/03/2020 15:12

Expectativa é produzir 400 máscaras, a serem distribuídas nas 15 unidades da Funase no estado. (Foto: Divulgação/Funase.)
Expectativa é produzir 400 máscaras, a serem distribuídas nas 15 unidades da Funase no estado. (Foto: Divulgação/Funase.)
O setor de costura do Centro de Internação Provisória (Cenip) de Caruaru está empenhado em produzir máscaras para uso nas 15 unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), espalhadas pelo estado de Pernambuco. Para a missão, foi convocada a instrutora do curso de costura na localidade, Adeilda Revoredo. A expectativa é de que sejam confeccionadas até 400 unidades, que serão utilizadas por servidores e ficarão à disposição de socioeducandos que apresentarem sintomas gripais.

“Conseguimos uma doação de tecido TNT de uma loja de plásticos e forrações do município e iniciamos a produção, levando em conta que esse tipo de material está em falta por conta da intensa procura da população ou com altos preços de venda. As primeiras máscaras já estão prontas e embaladas para distribuição para as unidades socioeducativas”, diz a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim.

Embora medidas de prevenção tenham sido adotadas para reduzir a circulação de pessoas nas unidades da Funase, como a redução da carga horária de funcionários e a implantação de restrições para a entrada de visitantes, a comunidade socioeducativa é numericamente significativa, com cerca de 700 adolescentes em atendimento e um quadro de mais de dois mil servidores. “Por isso, além de ações solidárias e criativas como essas, também estamos buscando reforçar a compra de itens de higiene pessoal e de limpeza de espaços e manter ações educativas sobre a importância da prevenção”, afirma a presidente da Funase, Nadja Alencar.

Até o momento, nenhum caso de covid-19 foi notificado na instituição. Conforme portaria conjunta publicada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e pela Funase, na semana passada, no Diário Oficial do Estado, adolescentes que tiverem sintomas gripais devem ser encaminhados para unidades de saúde de referência na região. Se as autoridades sanitárias determinarem o isolamento do paciente, já há locais específicos para esse fim nas unidades da Funase.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL