Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Hospital da Mulher ganha 208 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19

Publicado em: 22/03/2020 11:04 | Atualizado em: 22/03/2020 13:07

 (Foto: Mandy Oliver/arquivo DP)
Foto: Mandy Oliver/arquivo DP
O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, anunciou, na manhã deste domingo (22), a criação de 208 leitos no Hospital da Mulher exclusivos para coronavírus, sendo 54 leitos de UTI. Para imediato, são 12 de UTI e 34 de enfermaria. O restante será liberado semana a semana com a chegada de equipamentos. O anúncio foi feito em reunião com secretários municipais. 

Em comparação com a cidade de São Paulo, que tem dez vezes a população do Recife, os números da capital pernambucana são positivos. São Paulo anunciou 400 novos leitos em 44 unidades enquanto o Recife anunciou 208 em uma só. Os novos leitos se somam aos mil novos leitos anunciados pelo governo do estado na semana passada.

Ao todo, são 117 ações do Plano Municipal de Contingenciamento COVID-19 anunciadas pelo Comitê Municipal de Resposta Rápida, instalado pela Prefeitura do Recife desde janeiro. "Hoje nós anunciamos 208 leitos exclusivos para os pacientes do coronavírus, que vão funcionar no Hospital da Mulher do Recife. São 54 leitos de UTI e 154 leitos de enfermaria de isolamento, sendo que 12 leitos de UTI e 34 de enfermaria já estão disponíveis de maneira imediata e o restante iremos fazer a liberação dia a dia, de acordo com a chegada dos equipamentos e dos profissionais necessários ao funcionamento desses leitos", explicou Geraldo Julio. 

Durante a reunião, os secretários ficaram dispostos na plateia do auditório na sede da Prefeitura do Recife, a uma distância segura um do outro, segundo os parâmetros sanitários para a situação de emergência. Os secretários com mais de 60 anos enviaram representantes para o encontro.

"Gostaria de reforçar a recomendação para que todos permaneçam em casa, somente aqueles dos serviços essenciais devem sair para trabalhar, e aos idosos, às pessoas acima dos 60 anos, que são o público de mais risco, que permaneçam em casa. As famílias devem ter mais cuidados com eles, evitar o contato, permanecer o mais isolado possível. Sabemos que o isolamento não é uma coisa simples, que não está na rotina das pessoas, é novo para todo mundo, mas neste momento é fundamental, para que o sistema de saúde não entre em um colapso", disse o prefeito.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, disse que a campanha de vacinação contra a gripe, iniciada a partir de segunda-feira (23), vai contar com cuidados para não haver contaminação pelo coronavírus entre as pessoas. As doses previnem contra três tipos de vírus influenza que mais circularam no ano anterior. Na primeira fase, a prioridade é atender idosos e profissionais de saúde.

Serão usadas escolas municipais e creches como pontos de vacinação. E as pessoas ficarão à distância.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL