Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Cuidados

HC cria rede de apoio para cuidar da saúde dos profissinais que atuam contra Covid-19

Publicado em: 27/03/2020 18:30

 (Foto: Leandro de Santana/Arquivo DP Foto.)
Foto: Leandro de Santana/Arquivo DP Foto.
O Hospital das Clínicas da UFPE criou uma Rede de Apoio e Acolhimento em Saúde Mental para os profissionais e estudantes da unidade hospitalar que estão atuando no enfrentamento ao novo coronavírus. Será oferecido atendimento psicológico e psiquiátrico, além de atividades a distância de práticas integrativas e complementares em saúde.

O Serviço de Psiquiatria do HC está oferecendo atendimento psiquiátrico e suporte terapêutico aos profissionais do Hospital das Clínicas da UFPE, respeitando as barreiras de biossegurança e de riscos de infecção pelo novo coronavírus, O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Ambulatório de Saúde Mental da unidade hospitalar.

O enfermeiro do HC e terapeuta Allisson Morais estará realizando sessões de biomagnetismo a distância para os profissionais interessados, às segundas-feiras, das 7h às 19h. A Terapia do Biomagnetismo e da Bioenergética consiste num tratamento físico externo que usa imãs de moderada intensidade com polaridade oposta, a fim de corrigir as distorções de pH do terreno biológico, buscando trazer o indivíduo para o nível energético normal. Como consequência da prática, há a melhoria da saúde e do bem-estar físico e mental. Quem quiser participar deve enviar mensagem de texto via Whatsapp com o nome completo, data de nascimento, setor e cargo no HC para o agendamento. O número: (81) 99225.0520.

A terapia floral foi descoberta pelo médico inglês Edward Bach (1886-1936) e tem como objetivo ajudar no equilíbrio e no controle das emoções. A terapia ocorre com essências florais e, por serem 100% naturais, não há restrições de uso. As pessoas interessadas devem entrar em contato com a terapeuta Helô Romão, de segunda a sexta-feira, através do e-mail heloneida.hcufpe@gmail.com para agendar o acolhimento, que será feito virtualmente.

Uma equipe de terapeutas irá realizar as sessões de reiki, virtualmente. O atendimento será nas segundas, terças e quartas-feiras pela manhã e à noite (9h e 21h). No horário da sessão, é necessário que se esteja de repouso e em um ambiente tranquilo. O reiki é uma energia de cura universal descoberta por Mikao Usui, no Japão, há mais de um século e que traz benefícios às pessoas não somente em seus corpos físicos, mas também emocionalmente, mentalmente e espiritualmente. Podendo ser realizada de forma presencial e a distância. Os interessados no atendimento devem enviar uma mensagem via WhatsApp para (81) 98852.4036 até 20 minutos antes do início da sessão.

O professor da UFPE Guilherme Moura está realizando práticas contemplativas e discursivas com base no Programa Cultivating Emotional Balance. O Cultivating Emotional Balance é uma técnica que, como o próprio nome diz, busca promover o equilibro emocional. As sessões são realizadas virtualmente, através do aplicativo Zoom, e possuem duração de uma hora, seguindo este roteiro: introdução, prática guiada e conversa. Os interessados em participar devem enviar uma mensagem de texto, via Whatsapp para (81) 99610.2097, para o professor Guilherme, que disponibilizará o link da sessão. A prática tem sido realizada, de segunda a sexta-feira, às 18h. Porém, é possível criar um novo grupo.

A Unidade de Desenvolvimento de Pessoal do HC, vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas, irá semanalmente divulgar dicas que podem ajudar na manutenção da sua saúde mental. O material será divulgado no site do HC e no Instagram do hospital @hc.ufpe.

Grupo de estudos e práticas inspirados nos ensinamentos lojong. A prática ocorre por meio de instruções e diálogos. Destina-se ao treinamento da mente para o enfrentamento de tempos difíceis. O encontro será virtual (grupo de 12 pessoas), por meio do aplicativo Zoom, às quartas-feiras, das 19h às 20h. Interessados devem enviar mensagem de texto para a professora da UFPE Cinthia Kalyne (81. 99911.6650) e agendar o encontro com a facilitadora. O início está previsto para o dia 1º de abril.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar de empate em pesquisas, João Campos confia em vitória
Marília Arraes tem agenda intensa no dia que decide a eleição no Recife
Votação define hoje o segundo turno das eleições municipais
Teatro do Parque: a volta à vida de um gigante centenário
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco