Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

Fiteiros também estão na mira de decreto do governo e devem ser fechados

Publicado em: 24/03/2020 15:42

 (Foto: Tarciso Augusto/esp.DP)
Foto: Tarciso Augusto/esp.DP
Comércio fechado por decreto do governo do estado, mas alguns fiteiros ainda seguem funcionando em meio à pandemia do coronavírus. Apesar de alguns comercializarem comida, esses pontos não estão entre aqueles considerados essenciais para o abastecimento alimentar da população, diferentemente de supermercados, por exemplo. Portanto, segundo o decreto 48.834, precisam ser fechados.

Na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, há fiteiros abertos e fechados. Em um deles, a dona, que pediu para não ser identificada, disse que continua vendendo, principalmente coxinha de galinha e cachorro quente. Órgãos municipais como a Diretoria de Controle Urbano (Dircon), no Recife, além de guardas municipais nos municípios da Região Metropolitana do Recife, estão promovendo o fechamento desses comércios com o apoio da Polícia Militar. Em Olinda, fiteiros continuam abertos na Avenida Getúlio Vargas. Denúncias podem ser feitas ao 190, da PM.

Mesmo a lei prevendo que estabelecimentos voltados para o abastecimento alimentar podem abrir, ainda assim há restrições. Apenas a venda do alimento está liberada no local. Não o consumo. A medida prevê evitar aglomerações. Na lista de autorizados estão padarias, lojas de conveniência, açougues e restaurantes. Feiras e venda avulsa de frutas e verduras podem acontecer, desde que seja obedecida a mesma regra de não consumir no local. O decreto foi assinado na última sexta-feira (20).

O comércio de praia e o ambulante, incluindo os vendedores de amendoim e ovo de codorna, também estão proibidos. Na Avenida Guararapes, conhecida por ser reduto de comércio de camelôs, a manhã desta terça-feira estava atípica, sem qualquer sinal de comércio de rua ou mesmo lojas funcionando, com exceção das farmácias, que têm autorização para continuarem abertas.

Além de farmácias, lojas de defensivos agrícolas, estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares, lojas de produtos de higiene e limpeza, postos de combustíveis, lojas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de oficinas, lavanderias, casas lotéricas, bancos, hospitais veterinários, hotéis, clínicas, laboratórios e hospitais, estão liberados para funcionamento.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL