Diario de Pernambuco
Busca

SOLIDARIEDADE

Filhotes órfãos de timbu são resgatados de uma caixa de eletricidade

Publicado em: 30/03/2020 16:50 | Atualizado em: 30/03/2020 18:18

 (Foto: Divulgação/CPRH)
Foto: Divulgação/CPRH
Mesmo que todos os olhos estejam voltados para a pandemia do coronavírus, há ainda quem faça do amor aos animais uma prioridade. O professor e nutricionista Deivson Trajano, de Aldeia, em Camaragibe, é um exemplo. Ele procurou o Centro de Triagem de Anemiais Silvestre (Cetas Tangara), na última sexta-feira, para entregar três filhotes órfãos de timbu que achou em uma caixa de eletricidade. 

O professor afirma que sentiu um cheiro forte de animal morto que vinha na casa vizinha a sua na última quinta-feira. Ao chegar ao local para averiguar, percebeu que em um buraco onde passam os fios de eletricidade havia uma família de timbus: a mãe e cinco filhotes, dos quais dois e a mãe estavam mortos. “Logo ao retirar o animal, encontrei um sapo, também morto”, relata.

Em uma olhada rápida, Deivson percebeu que os animais mortos não apresentavam sinais de queimadura. “Pensamos que a possível causa de morte da mãe poderia ser envenenamento ao morder o sapo, penso que ela ia se alimentar dele e mordeu a glândula que fica ao lado da cabeça, já que um dos ferimentos do sapo foi nessa região”, explicou.

Se você, assim como Deivson, tem ciência de algum animal silvestre doente, machucado, filhote abandonado ou que estão em risco extinção, poderá se dirigir ao Cetas Tangara, que estará atendendo presencialmente apenas estes casos. Para fazer a entrega voluntária, foi disponibilizado o número 3182-9022 para marcar o agendamento. No caso dos animais não se encontrarem em nenhuma das situações apontadas como prioritárias, a orientação é que a entrega seja realizada quando terminar a fase de reclusão social.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL