Diario de Pernambuco
Busca

Contenção

Fernando de Noronha determina quarentena de até 14 dias para quem chega do continente

Publicado em: 25/03/2020 17:42

 (Foto: Clarissa Paiva/Ascom Fernando de Noronha)
Foto: Clarissa Paiva/Ascom Fernando de Noronha
Por determinação da Administração de Fernando de Noronha, todas as pessoas que desembarcarem na ilha vão passar por uma investigação do seu estado de saúde, através de um questionário epidemiológico, como forma de prevenção ao novo coronavírus. Além disso, terão que ficar isoladas em casa por, no mínimo, sete dias, mesmo que não tenham sintomas de gripe. Para as pessoas que apresentarem algum tipo de sintoma, como tosse e/ou febre, o isolamento domiciliar obrigatório será por quatorze dias. A medida entrou em vigor nesta quarta-feira (25).

O primeiro voo recebido com essa nova regra transportou vinte e quatro pessoas. A Administração Distrital montou uma operação na área de desembarque do aeroporto em conjunto com a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. Todos os passageiros responderam o questionário e foram orientadas sobre a quarentena. 

“Vieram vinte e quatro pessoas. Sendo vinte e três moradores e uma pessoa da área da saúde. Foi aplicado o teste epidemiológico para se identificar o local de onde cada um veio, se apresenta ou não os sintomas de gripe, depois todos foram notificados a manter quarentena. Algumas pessoas vão ficar quatorze dias e o outro grupo sete dias. É importante esta ação, porque é mais uma medida para evitar a circulação do coronavírus em Fernando de Noronha”, disse o superintendente de Saúde do arquipélago, Fernando Magalhães.

Atualmente só são permitidos voos na Ilha para o transporte de moradores regulares perante o controle migratório do Distrito e de servidores públicos federais e estaduais, bem como para outras situações excepcionais definidas pelas autoridades sanitárias.

“A quarentena para quem chega do continente será fiscalizada, inclusive nas residências. A pessoa que descumprir poderá sofrer processos”, diz Guilherme Rocha, administrador de Fernando de Noronha. 

Essa é mais uma medida dentro do plano de ação para combater o novo coronavírus na Ilha. Depois do Decreto Estadual que suspendeu pousos e decolagens de voos comerciais no arquipélago desde o último sábado, 21, a Administração também determinou a proibição de atividades turísticas no território da ilha. 

Não existem turistas na ilha atualmente, pois todos já saíram na última semana. Só a população e os funcionários essenciais estão no arquipélago. A ideia é isolar Noronha para que novos casos não surjam. A ilha está com cinco casos suspeitos de Covid-19. Os exames serão encaminhados ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), que fica no Recife. 

O Administrador lembra que está trabalhando incansavelmente junto com a equipe da Administração e que segue a recomendação das autoridades sanitárias, como a Secretaria de Saúde de Pernambuco e o Ministério da Saúde. Guilherme Rocha acredita que as medidas para o recolhimento social são necessárias na contenção do vírus o mais rápido possível. Para isso, no entanto, pede o apoio do ilhéu para vencer a batalha que o mundo está enfrentando. 

“É importante que a população veja a necessidade de ficar em casa, isolada. Essa é a única forma eficaz de vencer o vírus. A gente precisa passar por esse momento, que é chato, entediante. Mas tenho certeza que seremos o primeiro lugar do país que será salvo dessa pandemia. Se cada um fizer a sua parte agora, em pouco tempo venceremos esse vírus. Temos condições de sermos pioneiros nessa guerra. Vamos ser esse exemplo para o Brasil e o mundo”, completou o administrador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL