Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19

Famílias e amigos devem procurar acolher e conscientizar idosos durante pandemia

Publicado em: 27/03/2020 11:15 | Atualizado em: 27/03/2020 11:17

Conscientização e acolhimento são fundamentais para o idoso nesse período de pandemia. (Foto: Pixabay.)
Conscientização e acolhimento são fundamentais para o idoso nesse período de pandemia. (Foto: Pixabay.)
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, muitos idosos têm desobedecido à recomendação das autoridades sanitárias para se manter em isolamento domiciliar - exceto em casos excepcionais ou de extrema necessidade, quando não houver ninguém para auxiliá-los. O Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), informa que este tipo de atitude configura a violação de autonegligência. Não há punição, mas os familiares dessas pessoas precisam ficar atentas e buscar conscientizá-las através do diálogo pacífico.

Caso haja uma resistência em não acatar a orientação, Ciappi orienta parentes e amigos a buscarem ajuda de psicólogos ou assistentes sociais, de preferência nas residências, os quais farão uma escuta humanizada com a pessoa idosa, buscando auxiliar na conscientização. O Centro recomenda, ainda, que os parentes fortaleçam os vínculos de afeto e se aproximem das pessoas idosas nesse momento de isolamento social, para que não se sintam sozinhas.

Também é essencial que reforcem os cuidados e chamem à atenção dos entes, esclarecendo-os de todos os riscos aos quais ficarão expostos ao sair de casa. “Estamos passando por um momento delicado, que exige cuidados especiais à pessoa idosa. Daqui a pouco tudo isso irá passar, mas, agora, é preciso rigor, é preciso cuidar de si e ficar em casa”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Denúncias de maus-tratos
Mesmo diante da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Ciappi continua atuando. Denúncias de qualquer tipo de violação contra uma pessoa idosa podem ser feitas através dos telefones 3182-7649 e 3182-7607, no horário das 9h às 13h; ou no e-mail ciappi2016@gmail.com.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL