Diario de Pernambuco
Busca

MUSEU

Experiências 360º permitem visita à equipamentos da Fundaj em tempos de isolamento social

Publicado em: 26/03/2020 17:05 | Atualizado em: 26/03/2020 17:12

 (Foto: Bernardo Dantas/Arquivo DP)
Foto: Bernardo Dantas/Arquivo DP
O Museu do Homem do Nordeste, no campus Casa Forte da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e o Engenho Massangana, Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, estão fechados durante a pandemia do novo coronavírus. Isso não significa, porém, que nesse período as visitas não poderão ser realizadas. Nesta quinta-feira (26), a Fundaj lançou o Muhne360º e o Engenho360º no Youtube e no site da Fundação. A ferramenta é uma adaptação do projeto itinerante dos equipamentos e já está disponível para o uso, permitindo uma visita guiada aos espaços, sem que se saia de casa.

“Temos o dever de ajudar a conter essa pandemia do coronavírus em nosso país. Por recomendação governamental, paralisamos as atividades presenciais no Muhne. No entanto, não poderíamos deixar de atender ao público. Seguimos trabalhando remotamente e agora nossas peças estão gravadas em realidade virtual. Em breve, divulgaremos mais novidades que já estamos desenvolvendo”, destacou o coordenador do Museu do Homem do Nordeste, Frederico Almeida.

Para obter uma melhor experiência com as gravações, o ideal é que o canal do Youtube da Fundaj seja acessado a partir de um smartphone. Dessa forma, ao mexer o aparelho, o usuário poderá “se movimentar” dentro dos equipamentos culturais. Porém, os vídeos também estão adaptados para computadores (com movimentação pelas setas do teclado). Vale ressaltar que a tecnologia é completamente gratuita, necessitando apenas de conexão à internet.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL