Diario de Pernambuco
Busca

CORONAVÍRUS

Estabelecimentos que descumprem o decreto de contenção da Covid-19 são autuados

Publicado em: 23/03/2020 18:43 | Atualizado em: 23/03/2020 19:54

A diretora executiva de Controle Urbano do Recife, Candida Bonfim (Foto: Peu Ricardo/DP)
A diretora executiva de Controle Urbano do Recife, Candida Bonfim (Foto: Peu Ricardo/DP)
Por decreto, o comércio, serviços e obras de construção civil em todo o estado de Pernambuco devem manter as portas fechadas no intuito conter a disseminação do coronavírus. Para garantir a eficácia, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Diretoria de Controle (Dircon), com o apoio da Guarda Municipal, percorreu vários bairros da cidade nesta segunda-feira, fiscalizando e orientando os estabelecimentos que não estão cumprindo a determinação publicada no último domingo (22). Pelo menos 11 locais foram autuados. 

A decisão tenta diminuir a circulação de pessoas nas ruas, uma vez que o vírus se espalha mais rápido em aglomerações. Cerca de 30 profissionais da Dircon e Guarda Municipal estavam envolvidos na ação de fiscalização, que não abrange supermercados, mercados, padarias, feiras livres, farmácias, lojas de conveniência, restaurantes, lanchonetes e postos  de combustíveis. Além das visitas nos estabelecimentos, a divulgação de informações sobre a Covid-19 também está sendo feita por meio de carro de som que passa nas comunidades. 

Nesta segunda-feira, 11 estabelecimentos comerciais foram autuados. Entre as infrações encontradas, a mais grave foi um restaurante de Santo Amaro com funcionamento de self-service, que foi interditado. “A ideia é esclarecer e conseguir que o próprio comerciante decida pelo fechamento e cumprimento das medidas. Se esse acordo não for alcançado, ele poderá ser multado e fecharemos o estabelecimento. Em caso de reincidência, o comerciante pode ser punido com a perda de alvará de funcionamento", explicou a diretora executiva de Controle Urbano do Recife, Candida Bonfim.

Na Antenor Navarro, bairro das Graças, uma lanchonete foi notificada por improvisar um “drive-thru” com cones na via pública, tentando burlar o decreto de saúde pública e ocupando irregularmente logradouro público. Também na Rosa e Silva, uma padaria foi orientada a recolher mesas e cadeiras que estavam dispostas no salão e passar fita zebrada isolando área do buffet de self-service e também o primeiro andar, onde eram servidas refeições. Já na Zona Sul, houve a interdição de duas lanchonetes e dois salões de beleza, na Avenida Conselheiro Aguiar, acataram orientação para fechar. 

Todos os locais que foram autuados, se houver reincidência, poderão ser interditados e perder alvará de funcionamento. 

Você pode ajudar a identificar estabelecimentos e obras que estejam descumprindo as medidas restritivas. As denúncias podem ser feitas de acordo com a área da cidade em que a irregularidade está acontecendo através dos seguintes contatos:

Regional Centro-Oeste
Whatsapp: 99110-1789
E-mail: centrooestedircon@gmail.com

Regional Norte
Whatsapp: 99159-1493
E-mail: nortedircon@gmail.com

Regional Sul
Whatsapp: 99485-0083
E-mail: suldircon@gmail.com
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL