Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

Em tempos de coronavírus, professores recorrem a salas de aula online

Publicado em: 27/03/2020 17:10 | Atualizado em: 27/03/2020 18:29

 (Foto: Reprodução / Pixabay)
Foto: Reprodução / Pixabay
Com as escolas e universidades fechadas em todo o Brasil, na tentativa de achatar a curva de infecção por coronavírus, pandemia que já vitimou 77 pessoas no país, quase 60 milhões de estudantes, do ensino fundamental ao superior, não estão assistindo aulas presenciais. Tendo isso em vista, professores optaram por salas de aula online para manter os alunos ativos e menos ansiosos quanto ao ano letivo. 

“A ideia de fazer o curso foi ativada tanto por esta questão da paralisação das federais, quanto porque sei que neste período está todo mundo muito angustiado também”, comenta a jornalista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (campus Caruaru) Fabiana Moraes, que abriu vagas para o curso intitulado Jornalismo Contemporâneo. “Nós não estamos podendo dar aulas online, fazer chamadas ou ministrar os assuntos programados porque não temos estrutura para tal nas faculdades. Muito embora o Ministério da Educação tenha insistido que as universidades federais adotem sistema de Ensino a Distância, isso é um desconhecimento da realidade dos próprios alunos, uma vez que muitos não tem acesso a internet ou, quando têm, dependem de uma conexão muito ruim. Criei também então uma lista off-line, onde os alunos e alunas poderão receber o material das aulas semanalmente. Eles não conseguirão ver os conteúdos ao vivo, mas poderão enviar perguntas pela lista de discussão para que eu comente algumas questões, tendo assim um retorno quanto ao material.” 
 
Fabiana Moraes criou um curso online para debater sobre o jornalismo contemporâneo (Foto: Arquivo Pessoal)
Fabiana Moraes criou um curso online para debater sobre o jornalismo contemporâneo (Foto: Arquivo Pessoal)


A procura pelo curso foi tanta que as inscrições duraram apenas um dia e mais de 100 pessoas garantiram suas vagas. As 8 aulas programadas para esta primeira etapa começarão na próxima semana e serão ministradas as segundas e quartas feiras, iniciando as 14h30 e terminando as 16h30. “A dinâmica funcionará da seguinte forma: mandarei um texto por semana, iniciarei a aula discorrendo sobre o mesmo e um grupo de cinco a seis pessoas fica responsável por puxar a discussão sobre o tema escolhido”, diz a professora. “Caso mais na frente faça novos módulos, incluirei também turmas pela manhã.” 

Aluno de Fabiana no curso de Comunicação Social, Gabriel Pedroza, de 20 anos, está inscrito nesta primeira turma online. “A procura pelo curso aconteceu tanto para me ocupar neste período de quarentena, quanto para o aprofundamento na minha área”, afirma. “Eu ainda não havia chegado a fazer aulas online, ainda prefiro algo presencial, físico. Mas, em tempos como esse, é uma ferramenta de grande auxílio.”

Joana Suarez já é jornalista há dez anos, mas também aderiu às aulas. “Eu sou de Recife, mas moro em Belo Horizonte e, por ter que me deslocar sempre, já fazia muitas coisas online, como psicólogo e meu curso de inglês”, explica. “Eu tinha iniciado uma pós na Universidade Federal de Minas Gerais, mas ela foi cancelada por conta do coronavírus, então quando ela surgiu com as aulas achei que seria uma ótima ideia. Já havia separado um tempo pra estudar e, mesmo que estejamos todos presos em casa, é importante continuar em discussões, em grupos, afinal o jornalismo e a vida continuam acontecendo.”
 
Cursos grátis e online

Vários sites disponibilizaram gratuitamente cursos para serem feitos neste período de isolamento social, o grupo de educação Cogna, por exemplo, foi um deles. Ao todo, 51 cursos foram ofertados para o ensino superior, entre eles estão Empreendedorismo, Educação Ambiental, Democracia/Ética e Cidadania e Desenvolvimento de Carreira.

“Em meio a pandemia que estamos vivendo atualmente no Brasil, nos mobilizamos para oferecer, por meio de plataformas digitais, cursos das mais diversas áreas do conhecimento para quem precisa de apoio em algumas disciplinas básicas, algumas mais específicas e docentes, que contam com uma capacitação bastante robusta sobre docência e até uma trilha sobre a nova BNCC, para que todos possam aproveitar esse período para aprender e aprimorar seus conhecimentos de maneira gratuita. Essa é uma dentre as nossas ações. Há muitas outras já em andamento e a serem lançadas”, ressalta Camilla Veiga, diretora de impacto social da Cogna.

Os conteúdos estão disponíveis na plataforma da Aliança Brasileira pela Educação (https://ava.aliancapelaeducacao.com.br/). 

Materiais educativos e reforço escolar online para o ensino fundamental e médio

Também a partir desta segunda-feira (30), começará o projeto Classes Abertas, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, que vai disponibilizar salas de aula online com a orientação de professores. Ao todo serão 10 turmas, que funcionarão da seguinte forma: oito salas temáticas, com ciclos semanais e tópicos propostos pelos professores, e dois ambientes de reforço escolar, contemplando o conteúdo de Ensino Fundamental e Médio. 

Diariamente as salas educativas são alimentadas com materiais, vídeos, atividades e interação com os educadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site telecurso.org.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL