Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Em comparação com um domingo comum, poucos foram à praia neste domingo

Publicado em: 22/03/2020 15:22 | Atualizado em: 22/03/2020 15:49

 (Foto: Hesíodo Góes/esp.DP)
Foto: Hesíodo Góes/esp.DP
Um domingo de sol e, tradicionalmente, de praia para o pernambucano. Neste final de semana, no entanto, o cenário foi diferente do habitual em virtude da pandemia do coronavírus.

Em comparação com um final de semana comum, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, por exemplo, seguiu com poucos frequentadores. O decreto estadual nº 48.832, lançado pelo govenador Paulo Câmara, na semana passada, proíbe comércio de praia e aglomeração de pessoas para atividades físicas em grupo na orla, tais como vôlei ou futebol.

Um grupo formado por Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes de algumas prefeituras da Região Metropolitana do Recife fiscalizam as principais praias da capital, Jaboatão dos Guararapes e Olinda para orientar frequentadores sobre as proibições. Exercícios individuais e banho são autorizados. As demais praias ficam sob responsabilidade das respectivas prefeituras.

Segundo o major Barros, do Corpo de Bombeiros, que participou da operação de conscientização nas praias, o número de banhistas já está bem reduzido e as pessoas que foram à orla ouviram as informações do grupo de forma receptiva. "Falamos para não aglomerar e não fazer atividade coletiva. A maioria saiu de casa para se exercitar individualmente. Temos encontrado praias bem desertas nas três cidades, exatamente as que costumam ter mais pessoas", explicou o major

As pessoas são avisadas de que, no caso de resistência, são levadas à delegacia para instauração de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência. Ao todo, estão mobilizados na operação, que ainda não tem prazo de ser encerrada, 335 agentes públicos, empregadas 76 viaturas, três embarcações dos bombeiros, além de apoio do Grupamento Tático Aéreo.

Em Porto de Galinhas, Ipojuca, um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, turistas lotavam a praia na semana passada, mesmo com a pandemia rondando o estado. Somente após decreto do governador, o Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca resolveu interditar as praias de Porto de Galinhas, Muro Alto, Cupe, Maracaípe, Serrambi e as demais praias do litoral ipojucano a partir deste domingo. Também estão interditados rios e mangues. Somente são permitidas práticas esportivas individuais.

No sábado, cerca de 500 pessoas, 90% delas turistas de outros estados, foram retiradas do mar em Ipojuca por agentes de controle urbano, salva-vidas e guardas municipais. Muitos resistiram à determinação.

No Recife Antigo, bairro muito procurado aos domingos por turistas e moradores da RMR, o cenário é desolador. No início da manhã, alguns ciclistas foram vistos pedalando com máscaras. Mas nem mesmo a ciclofaixa foi disponibilizada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL