Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Em 1º dia de campanha, mais de 50 mil pessoas foram vacinadas no Recife

Publicado em: 23/03/2020 21:58 | Atualizado em: 23/03/2020 23:02

 (Foto: Leandro de Santana/Esp. DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp. DP
Mais de 50 mil pessoas foram vacinadas no Recife no primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, nesta segunda-feira (23). Os dados são da Prefeitura do Recife. O número equivale a mais de 20% dos cerca de 250 mil idosos e profissionais de saúde que devem ser vacinados nos 18 dias úteis da primeira fase da campanha. Para evitar aglomerações por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde do (Sesau) da capital pernambucana lembra que a vacinação desses grupos vai até o dia 15 de abril.

"Não é necessária essa corrida desenfreada em busca da imunização porque assim é inevitável a aglomeração de pessoas, e é o que mais queremos evitar", explicou a diretora-executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa. "Por isso pedimos que as pessoas não se desesperem porque vamos vacinar calmamente os idosos e profissionais de saúde até meados de abril. Estamos aguardando o Ministério da Saúde (MS) enviar mais doses, ainda esta semana".

A Sesau está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros.  A Prefeitura também está fechando parceria com os shoppings para implementar, até sexta-feira (27), um esquema de drive thru nos centros de compras, que estão fechados, e em algumas avenidas.

A lista de endereços atualizada nesta segunda está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Já as salas de vacinação das unidades municipais de saúde estarão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. Toda a vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Influenza não é coronavírus
Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

Como os sintomas da gripe são muito parecidos com os do novo coronavírus, quem está com tosse, espirro ou febre pode se assustar achando que está com Covid-19, mas pode estar apenas com gripe. É importante frisar, por isso, que vacina contra gripe não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra os três tipos de vírus que mais circularam no hemisfério sul no último ano: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.

"Agora, mais do que nunca, é importante que as pessoas idosas tomem a vacina para ficarem protegidas dos vírus da gripe que mais têm circulado na nossa região, evitando que elas adoeçam", explicou Jailson Correia, que também é médico infectologista. "Essa vacina não tem eficácia contra o coronavírus, mas a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19, já que os sintomas são parecidos com os da gripe. Nosso objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza".

Outras etapas
Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.  

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos. O dia D de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).

Documentos
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL