Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Projeto Lixo Fora D'Água

Diagnóstico de lixo marinho será realizado em Ipojuca para identificação de fontes poluidoras

Publicado em: 04/03/2020 18:57

 (Foto: Governo do Estado/Divulgação)
Foto: Governo do Estado/Divulgação
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e a Prefeitura de Ipojuca vão dar início, neste mês de março, ao projeto Lixo Fora D'Água, que tem como um dos principais objetivos a realização de um diagnóstico do lixo marinho encontrado nas praias do município.  

A ação, que também conta com apoio da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, tem como objetivo identificar as fontes geradores de poluição e vazamento de resíduos sólidos para o mar e prestar assistência à cidade de Ipojuca para o desenvolvimento de melhores práticas e prevenir que os resíduos continuem a poluir os mares da localidade.

A iniciativa internacional foi lançada no fim de 2017, a partir de constatações de que cerca de 80% do lixo marinho tem origem no ambiente terrestre. “As ações de combate ao lixo marinho devem focar na cidades, de onde parte o problema. Caso contrário, a retirada dos resíduos servirá apenas como um paliativo, já que a fonte de emissões continuará existindo”, observa o diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

A fim de começar o diagnótico no município, durante os dias 5 e 6 de março, representantes da prefeitura de Ipojuca e da Abrelpe realizarão visitas técnicas ao aterro sanitário e à Central de Segregação de Recicláveis (Recicle), em Porto de Galinhas. As atividades contarão com a presença da Prefeita Célia Sales, da Secretária de Infraestrutura Giuliana Lins, do diretor presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, entre outras autoridades locais.

Além de Ipojuca, o Projeto Lixo Fora D’Água acontece simultaneamente em outras cinco cidades da costa brasileira: Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #289 - Colênquima e esclerênquima
Rhaldney Santos entrevista Dra. Larissa Ventura, oftalmopediatra
Rhaldney Santos entrevista João Campos (PSB)
Rhaldney Santos entrevista o engenheiro Celso Cunha
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco