Diario de Pernambuco
Busca

DECISÃO

Coronavírus: Porto de Galinhas vai suspender atividades de comércio e serviços

Publicado em: 19/03/2020 18:16 | Atualizado em: 19/03/2020 18:27

 (Fotos: Tarciso Augusto)
Fotos: Tarciso Augusto
O Comitê Contra o Coronavírus do Ipojuca decidiu, nesta quinta-feira (19), tomar novas medidas preventivas no município de forma que as determinações do governo estadual sejam atendidas. A partir deste sábado (21), todas as praias do litoral de Ipojuca (inclusive Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi) estarão abertas abertas apenas para práticas esportivas como corridas e caminhadas, além de suspender as atividades de comércio (tanto formal quanto informal) e serviços da região. Também foi vetada a autorização de acesso ao transporte público.
 
Os passeios de jangada nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, por exemplo, tinham sido reduzidos na última quarta-feira, e agora estão suspensos. De acordo com a determinação do governador Paulo Câmara, o comércio de praia também deve ser interrompido. Já os bares e restaurantes, que tinham número limitado de mesas antes, passam a funcionar apenas nos serviços de entrega e retirada. Supermercados, farmácias e padarias continuam abertos para que as necessidades da população sejam atendidas. Foi recomendado, pelo Ministério Público, ao município, ainda, seguir as determinações do governo estadual e proibir a aglomeração acima de 30 pessoas.

Em relação ao kit alimentação para os alunos da rede pública municipal, durante este período de suspensão das aulas por causa do coronavírus, a determinação da Prefeitura foi de manter o “Bolsa Escola” através de uma alteração legislativa. Diferente de outros municípios, Ipojuca entendeu que a logística da entrega para os 22.400 alunos, aceleraria o contágio.
 
O município é único de Pernambuco que oferece o “Bolsa Escola”, que é atrelado à exigência de 95% da frequência escolar, garantido pela Lei municipal nº1.795/2015. O benefício atende mais 19 mil famílias e o pagamento dado é de R para quem tem um filho e R para quem tem dois ou mais filhos. O investimento do programa é de R,8 milhão por mês. Mas para que os alunos não ficassem sem o kit alimentação e sem o Bolsa Escola, por conta da suspensão das aulas, enviará um Projeto de Lei para a Câmara Municipal solicitando a manutenção integral do Bolsa Escola através da alteração da Lei municipal.        

Outra decisão da Prefeitura do Ipojuca foi suspender o atendimento ao público na sede do Governo municipal e órgãos da administração indireta, mantendo o acesso apenas para protocolos. O expediente será apenas interno das 8h às 12h, exceto os serviços essenciais, como por exemplo, saúde e segurança. “As medidas que tomamos hoje não foram fáceis, mas só um ponto importa agora: a saúde de todos nós”, afirmou a prefeita Célia Sales. Ipojuca permanece com duas suspeitas de coronavírus e nenhum caso confirmado.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL