Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Coronavírus: empresas que permanecem abertas precisam adotar cuidados

Publicado em: 25/03/2020 16:43 | Atualizado em: 25/03/2020 16:52

 (Foto: Adriano Gadini/Pixabay
)
Foto: Adriano Gadini/Pixabay
Em tempos de enfrentamento ao coronavírus, toda receita de precaução e higiene é válida. Apesar da recomendação de isolamento social e suspensão de atividades, muitas empresas que oferecem serviços essenciais necessitam manter a operação, seguindo de portas abertas. Nestes casos, torna-se indispensável os cuidados com funcionários e clientes, valendo a conscientização coletiva. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as companhias precisam adotar medidas para evitar a propagação da doença, assim como organizar ações no caso do surgimento de algum caso dentro do quadro de pessoal.

Manter o ambiente de trabalho limpo e higienizado é o ponto principal. É preciso limpar as superfícies das mesas e equipamentos regularmente, já que estes assinalam uma das principais formas de disseminação de infecções. De acordo com o coordenador de operações do Grupo Trino, companhia que atua na área de recursos humanos, Carlos Alves, o incentivo à lavagem completa das mãos é o primeiro passo. “Diante desta crise, é importante promover uma alteração na rotina, disponibilizando álcool em gel, pias com água e sabão e tudo que se faça necessário para a limpeza. Caso possível, em espaços maiores, é válido afixar cartazes e distribuir folhetos com as devidas orientações aos funcionários”, ressalta.

Segundo o gestor, as empresas devem, no primeiro momento, fornecer máscaras e lenços de papel, para quem apresentar tosse ou coriza no trabalho, além de lixos com tampa para o correto descarte de material contaminado. Conforme recomendações das autoridades de saúde, os casos mais graves devem contar como imediato afastamento laboral, valendo o que está previsto na lei trabalhista. O compartilhamento de peças como copos, pratos e talheres também deve ser suspenso para todos. Uma boa dica é evitar ambientes com ar-condicionado, dando preferência à ventilação natural. Cabe a utilização apenas em casos de extremo calor ou quando a refrigeração implica no perecimento de produtos. Abrir todas as janelas é o aconselhado para que o ambiente fique mais arejado e com circulação natural.

Os botões do elevador, painéis para digitação de senhas, portas, fechaduras, telefones e computadores, todos na linha de frente para a frequente utilização, precisam ser alvos de reforço na higienização. Mesmo em funcionamento, é necessário evitar aglomeração, evitando espaços como refeitórios, auditórios e salas de reunião. Vale a indicação do distanciamento mínimo de dois metros também na hora do atendimento ao cliente, dispensando apertos de mão e qualquer contato mais próximos. Ainda conforme o coordenador do Grupo Trino, os cuidados com a vida fora da empresa também são indispensáveis. “É válida a adoção de turnos alternativos de entrada e saída no serviço, evitando que os colaboradores sejam expostos aos horários de pico, sobretudo para aqueles que utilizam transporte público como metrô e ônibus”, reforça Carlos Alves.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL