Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

COVID-19

Com mais de 130 mil pessoas vacinadas, Recife suspende campanha contra gripe

Publicado em: 25/03/2020 21:21 | Atualizado em: 26/03/2020 10:08

 (Foto: Leandro de Santana / Esp. DP FOTO)
Foto: Leandro de Santana / Esp. DP FOTO
Após vacinar mais de 130 mil pessoas nos três primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, a Prefeitura do Recife precisou suspender temporariamente a ação a partir desta quinta-feira (26). As atividades retornarão assim que o Ministério da Saúde (MS) envie mais doses da vacina. De toda forma, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife garante que os idosos e profissionais de saúde serão vacinados até o dia 15, quando se encerra a primeira fase da campanha.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, em três dias, o Programa de Imunização do Recife vacinou mais de 50% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase. “Por causa da pandemia da Covid-19, a procura dos idosos pela vacinação excedeu todas as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País. Até esta quarta-feira (25), aplicamos quase toda a primeira remessa de doses enviada pelo MS. Esperamos receber mais vacinas até sexta (27), para que possamos retomar a imunização na próxima semana. De qualquer forma, ninguém precisa se preocupar porque o público-alvo desta primeira fase será vacinado até o dia 15”, garante o secretário. As vacinas remanescentes do primeiro lote serão usadas para vacinar os idosos acamados.

Na intenção de evitar aglomerações, principal forma da proliferação do coronavírus, a Sesau Recife abriu dois pontos de vacinação no esquema de drive thru, montados no Shopping Rio Mar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. Pessoas com mais de 60 anos não precisavam descer dos seus veículos para ser vacinadas, pelo menos dois mil idosos receberam as doses. 

Nesta primeira fase a Sesau está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros. Já as salas de vacinação das unidades municipais de saúde estão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento. 

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.

A lista de endereços onde as vacinas serão disponibilizadas está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Músico vence limitações do distanciamento social oferecendo shows particulares por encomenda
Destaques da semana: caso Miguel, Decotelli fora do MEC e retorno do Campeonato Pernambucano vetado
Inscrições para o Vestibular 2020.2 da Unicap vão até 15 de julho
Um mês sem Miguel : tudo que fazia era por ele, diz Mirtes
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco