Diario de Pernambuco
Busca

Coronavírus

Clínicas e hospitais veterinários de PE colocam equipamentos à disposição dos órgãos de saúde

Publicado em: 23/03/2020 15:42 | Atualizado em: 23/03/2020 15:54

 (Foto: Piero Cruciatti/AFP)
Foto: Piero Cruciatti/AFP
Clínicas e hospitais veterinários de Pernambuco se uniram para participar de um levantamento nacional convocado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária com o objetivo catalogar equipamentos utilizados na veterinária, como ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos e concentradores de oxigênio, que são compatíveis com o uso em seres humanos e decisivos no tratamento de pacientes do novo coronavírus.

O objetivo é que o levantamento seja colocado à disposição dos órgãos de saúde. Iniciativas semelhantes foram realizadas em Portugal e nos Estados Unidos. "Atualmente, não é possível dissociar os conceitos de saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, uma vez que o impacto sobre qualquer um desses pilares reflete nos demais, provocando desequilíbrio", destaca o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Os equipamentos veterinários catalogados são os mesmos fabricados para seres humanos ou compatíveis com seu uso. As partes que entram em contato com o paciente normalmente são cambiáveis ou descartáveis, assim podem ser disponibilizados desde que cumpram os requisitos das autoridades sanitárias.

Uma das empresas que já colocou seus equipamentos à disposição dos órgãos de saúde foi o Hospital Veterinário Harmonia (HVH). A unidade deixou disponibilizou, entre outros itens, um ventilador pulmonar mecânico, um monitor multiparamétrico e um concentrador de oxigênio, três aparelhos essenciais para os cuidados de pacientes com sintomas graves da Covid-19.

 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL