Diario de Pernambuco
Busca

Sertão

Chuvas em Afogados da Ingazeira não devem ter trégua nesta madrugada

Publicado em: 25/03/2020 22:53

 (Foto: Cortesia / Whatsapp)
Foto: Cortesia / Whatsapp
As chuvas que causaram transtornos em Afogados da Ingazeira, no Sertão Pernambucano, não devem cessar nesta madrugada. De acordo com o boletim hidrometeorológico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), chuvas com intensidade moderada a forte acometerão o Agreste, o Sertão de Pernambuco e o Sertão do São Francisco da quarta para a quinta-feira. 

Pelo menos 22 famílias precisaram ser abrigadas em locais de acolhimento organizados pela prefeitura do município após terem suas casas invadidas pela água. Todas elas moradoras do Bairro Borges. Das que receberam ajuda, 16 estão no bemvirá e outras seis na Escola Padre Carlos Cottart. Ao todo, 70 pessoas tiveram que deixar suas casas na área.

Segundo a APAC, em Afogados da Ingazeira no período de quatro horas choveu 315% do que era esperado pro mês, cerca de 128 milímetros. Ainda na segunda-feira, o volume de água nas barragens do interior chegaram a cota máxima. “A barragem de Barra, localizada em Sertânia, verteu na Bacia Hidrográfica do Rio Moxotó, no sertão do Pajeú, vertera, as barragens de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Jazigo e Cachoeira II, em Serra Talhada e Chinelo, em Carnaíba e a barragem de Poço Grande, localizada em Serrita, na Bacia Hidrográfica do Rio Terra Nova”, diz a APAC. 

De acordo com a assessoria de Afogados da Ingazeira, “a barragem de Brotas está sendo observada de duas em duas horas. O último resultado, colhido as 20h30, mostrava 54 milímetros de água acima do limite. Porém, em situações anteriores, este valor já chegou a 68 milímetros e não houve problemas.”

As famílias estão sendo acolhidas por voluntários e equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde. Elas passam por exames médicos, tomam banho e recebem alimentação. No local também são ofertados às vítimas doações de roupas, calçados, alimentos, produtos de limpeza e medicamentos, vindos de uma campanha de solidariedade encabeçada por igrejas, o CDL e empreendedores locais.

"Toda ajuda nesse momento é benvinda. Estamos passando por um momento muito difícil, e no qual precisamos contar com ajuda de todos. Quem poder ser voluntário nesse momento será muito bem recebido,” destacou a Secretária de Assistência social de Afogados da Ingazeira, Joana Darc.
 
As doações em dinheiro podem ser feitas através da conta da paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios, no Banco do Brasil. Segue arte em anexo para divulgação da campanha. Há a previsão de mais chuvas para os próximos dias em Afogados. O telefone de emergência da Defesa Civil Municipal é 9 9629 – 5758. O plantão funciona 24 horas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL