Diario de Pernambuco
Busca

Mobilidade

Binário nas avenidas Bernardo Vieira de Melo e Presidente Kennedy altera trânsito em Jaboatão

Publicado em: 26/03/2020 14:22 | Atualizado em: 26/03/2020 14:43

Ônibus passarão a trafegar pela Avenida Bernardo Vieira de Melo vindos de Barra de Jangada. (Foto: Chico Bezerra/Divulgação)
Ônibus passarão a trafegar pela Avenida Bernardo Vieira de Melo vindos de Barra de Jangada. (Foto: Chico Bezerra/Divulgação)
A partir deste sábado (28), a primeira etapa de um binário no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, vai unificar os sentidos das principais vias da área com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos. A Avenida Bernardo Vieira de Melo, que atualmente é mão dupla, passará a ter o tráfego no sentido único de Piedade. Já a faixa esquerda da Avenida Presidente Kennedy/Presidente Castelo Branco terá o fluxo invertido e com isso as duas faixas fluirão no sentido de Barra de Jangada.

Os ônibus continuarão circulando pela Presidente Kennedy, mas passarão a trafegar pela Bernardo Vieira de Melo vindos de Barra de Jangada. Por causa da mudança, foi realizada a transferência de paradas para novos locais.

Outra medida adotada pela Prefeitura de Jaboatão será a proibição aos motoristas de estacionarem à direita nas duas avenidas para permitir que os coletivos circulem com maior rapidez. No período de 15 dias após a implantação do binário, agentes de trânsito farão uma campanha educativa e, após esse prazo, serão aplicadas multas a quem cometer infrações de trânsito.

O trecho final da Presidente Kennedy/Presidente Castelo Branco, após o cruzamento com a avenida Capitão Médico Osias Ribeiro, também será no sentido de Barra de Jangada até a Rua Água Doce. Os veículos que virão de Barra de Jangada entrarão à direita na Rua Água do Doce, depois na primeira à esquerda para terem acesso à Bernardo Vieira de Melo.

No planejamento realizado pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Ordem Pública, também foi determinado o fechamento de todos os retornos ao longo da Presidente Kennedy. Para o motorista trocar de faixa ou ter acesso à Avenida Bernardo Veira de Melo, pode utilizar a Rua Maria Digna Gameiro, covertendo à direita nos seis loopings criados ao longo da via.

A modificação também devei garantir maior fluidez no trecho final da Avenida Ayrton Senna, em Piedade. A partir deste sábado, os veículos que seguirem com destino a Candeias deverão entrar à esquerda na Rua Nossa Senhora de Fátima para chegar no início da Presidente Kennedy/Presidente Castelo Branco. O giro à esquerda na Rua Doutor Aniceto Varejão será proibido. Já os ônibus continuarão entrando à esquerda na Rua José Marquês de Jesus.

"Desde o ano passado, realizamos estudos sobre o impacto das mudanças que serão feitas com esse novo binário e calculamos ganhos de tempo de até 20% no fluxo de veículos. Com a mudança, a Avenida Bernardo Vieira de Melo será toda em mão única, que era uma reivindicação antiga de moradores e motoristas. Da mesma forma, estamos unificando a circulação das avenidas Ayrton Senna e Presidente Kennedy/Presidente Castelo Branco. Também já recapeamos as avenidas, pavimentamos ruas e instalamos iluminação de LED", afirmou o prefeito da cidade, Anderson Ferreira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL