Diario de Pernambuco
Busca

Covid-19.

Armazém Catorze e mais três pontos do estado servirão de apoio para população em situação de rua

Publicado em: 31/03/2020 18:48

 (Foto: Communik/Divulgação)
Foto: Communik/Divulgação
Pessoas em situação de rua e usuários de drogas poderão, a partir desta terça-feira (dia 31), contar com os Pontos de Cuidado. A ação, idealizada pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas, visa receber até 500 pessoas por dia em cada local, a partir das 7h às 10h e das 18h às 20h. Os ambientes terão nstalações para tomar banho, receber alimentação e ter orientações sobre como se prevenir da covid-19.

O Estado terá quatro pontos de cuidado, que estão sendo instalados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista. O primeiro vai funcionar no Armazém Catorze, no bairro do Recife Antigo, os outros pontos aguardam definição de local por parte das prefeituras. Todos terão áreas comuns, como recepção, área de espera para banho, banheiros com chuveiros e área de alimentação. Os pontos fora do Recife serão instalados em contêineres adaptados para a oferta de serviços.

“O cidadão é sujeito de direitos independentemente da situação social que ele esteja vivendo. Com a iniciativa, o Governo de Pernambuco vai cuidar daquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social”, diz o secretário Cloves Benevides.

Os Pontos de Cuidado são uma iniciativa do Pernambuco Solidário contra o coronavírus, que conta com a participação de diferentes protagonistas da sociedade civil e iniciativa privada. Os Pontos de Cuidado terão ação direta do coletivo Unificados pela População em Situação de Rua. O coletivo é integrado por diversas organizações da sociedade civil e grupos informais de trabalho e suporte à população em situação de rua do Recife.

Outros cidadãos que estiverem fora do grupo de risco e desejarem oferecer sua força de trabalho voluntário poderão se inscrever através da plataforma Transforma Recife, através da internet, pelo endereço www.transformarecife.com.br.

Outras ações 

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas reforçou a parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) para a distribuição de panfletos e cartazes nas comunidades do Estado. A Cufa também vai identificar dois mobilizadores sociais por favela. A ação procura atingir as comunidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Os municípios concentram 97% das favelas do Estado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL