Diario de Pernambuco
Busca

Região Metropolitana

Apesar da fiscalização, aglomeração continua nos terminais de ônibus

Publicado em: 25/03/2020 11:54 | Atualizado em: 25/03/2020 12:10

 (Foto: Tarciso Augusto/DP Foto.)
Foto: Tarciso Augusto/DP Foto.
Um problema que é frequente na rotina dos pernambucanos que precisam se deslocar de ônibus se torna ainda mais grave em meio a pandemia. A superlotação dos coletivos favorece a circulação do novo coronavírus e contraria as recomendações das autoridades sanitárias que proíbem aglomerações. Para garantir que os ônibus circulem com uma menor quantidade de passageiros, uma portaria extraordinária determina do Governo do Estado determinou a circulação de transporte público na Região Metropolitana do Recife com passageiros sentados. A norma ainda proíbe a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TI).

Nesta quarta-feira (25), a segurança foi reforçada nos Terminais de Joana Bezerra, no Centro do Recife, da Macaxeira, no bairro de Dois Irmãos, PE-15, em Olinda, e Pelópidas Silveira, em Paulista. A Operação T.I seguro é realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). "Com apoio dos demais órgãos municipais de ordenamento e controle urbano, o objetivo é garantir o trabalho de fiscais, impedir o comércio irregular na área, manter a tranquilidade na formação de filas, resguardada a distância recomendada pela saúde pública, e evitar que os coletivos deixem o terminal com lotação. Contamos com a colaboração de todos nesse momento tão importante de prevenção e contenção da Covid-19”, comenta o tenente coronel Luiz Cláudio Brito, porta voz da Polícia Militar.

Todas as operadoras do Sistema de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) devem evitar a aglomeração de passageiros, tanto nas filas de espera dos ônibus, como dentro dos veículos. Para cumprir as exigências da portaria, as operadoras deverão disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros e nas garagens. No entanto, apesar da orientação de manter a distância mínima de um metro entre as pessoas, os terminais continuam cheios, principalmente nos horários de pico, na ida e volta ao trabalho.

Muitos profissionais ainda não foram liberados por seus patrões para que pudessem fazer o isolamento social, recomendado pelo Governo do Estado. "Estou trabalhando normalmente, a previsão é de que a partir do dia 31 todos os funcionários do escritório onde eu trabalho entrarão de férias. Enquanto isso, continuo pegando metrô e ônibus lotados para chegar ao trabalho, no Pina", comenta a assistente jurídica Haryadine Passos, de 28 anos, que mora no Curado 3 e utiliza a Estação Rodoviária e o Terminal de Joana Bezerra todos os dias.

 (Foto: Tarciso Augusto/DP Foto.)
Foto: Tarciso Augusto/DP Foto.

Precisando circular na cidade, muitos passageiros utilizam máscara para terem alguma proteção, mesmo sem sintomas de gripe. "Por estar gestante, prefiro me proteger do jeito que posso. Além da máscara, tenho álcool gel na bolsa e lavo sempre as mãos. Só saio de casa para ir a consultas médicas e exames", comenta a estudante Kalinne De Cássia, 22, que está com oito meses de gravidez e usa o transporte público para continuar o pré-natal. "Normalmente, os ônibus são bem mais cheios. Com o fechamento dos shoppings, já percebo que os terminais estão mais vazios", comenta.

A determinação considera acúmulo as fila com número superior a 30 passageiros nas linhas que operam com ônibus convencionais e, naquelas que operam exclusivamente com BRT ou veículos articulados, superior a 45 passageiros. Desde a última semana, os operadores já atuam sob plano de contingência, a fim de garantir, especialmente no horário de pico, disponibilidade de veículos suficientes para evitar aglomerações. 

Nesta segunda (23), primeiro dia útil após o fechamento do comércio, a demanda do sistema foi mais de 70% abaixo dos dias convencionais. Desde a semana passada,a higienização dos ônibus e terminais integrados foi intensificada para evitar a propagação do novo coronavírus. As equipes de manutenção e limpeza reforçaram a limpeza, principalmente, nos banheiros e corrimões. A ação acontece em todos os 26 terminais integrados de passageiros da Região Metropolitana.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL