Diario de Pernambuco
Busca

Infraestrutura

Recife terá R$ 30 milhões para recapeamento de corredores do transporte público

Publicado em: 04/02/2020 15:26 | Atualizado em: 04/02/2020 15:42

 
A proposta é priorizar as vias de circulação de transporte coletivo. O investimento no valor de R$ 30 milhões foi anunciado hoje pelo prefeito Geraldo Julio. Os recursos serão destinados para recuperar 50 corredores e ruas do Recife no primeiro semestre de 2020. 

Do total de vias contempladas, 23 são de corredores de transporte coletivo, pode onde passam 173 linhas de ônibus e mais de 1 milhão de pessoas que circulam diariamente pelas vias. O investimento irá atender as seis Regiões Político Administrativas (RPA) da cidade. 

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, o aporte financeiro vai priorizar os usuários do sistema de transporte público. “O principal benefício deste pacote é para os corredores de transporte público.São 40 quilômetros de vias que serão totalmente recuperadas só neste primeiro semestre", destacou o prefeito. 

Ainda segundo ele, a melhoria dos pavimentos irá trazer mais conforto nos deslocamentos."Um investimento importante, anunciado antes do período do inverno para também preparar a cidade para este período”, destacou o prefeito.

As intervenções já tiveram início. No centro do Recife, a Avenida Jayme da Fonte, Rua do Príncipe, Rua do Imperador, Rua Morães de Inhamã são algumas beneficiadas. 

Na Zona Norte, Avenida Beberibe, Avenida Cidade Monteiro, Rua Uriel de Holanda, Avenida Hildebrando de Vasconcelos. Na Zona Oeste, vários trechos da Avenida Caxangá, além das Ruas Bezerra da Palma, São Miguel e na Zona Sul, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Rua Jean Emile Favre, Avenida Engenheiro Alves de Souza, entre outras. 

De acordo com Marília Dantas, presidente da Emlurb o cronograma de serviço é baseado no diagnóstico da situação das vias. "Em 2014 foi feito um diagnostico de todas as vias da cidade e as necessidades de cada uma. Com base nesse levantamento teremos uma programação de manutenção do pavimento. Neste pacote de intervenções, vamos priorizar obras em até duas ruas por RPA, para minimizar os efeitos do trânsito”, ressaltou. 

PAVIMENTO
Deste 2013, a Prefeitura do Recife implementou uma série de medidas para aprimorar os serviços, como o Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP), que foi implantado com o objetivo de trabalhar a programação de manutenção do pavimento por meio de técnicas específicas de conservação de vias. O sistema também é capaz de responder a perguntas como o que priorizar com os recursos disponíveis, o que é mais urgente e impactante a longo prazo e a priorização por região, tráfego e hierarquia. Também é feito o monitoramento semanal, revisão de contratos, entre outras ações. 

Confira as vias que qe receberão recapeamento:

RPA 01 – Avenida Jayme da Fonte Rua do Príncipe, em Santo Amaro; Rua do Imperador, Santo Antônio; Rua Morães de Inhamã Santo Amaro; Ponte Maurício de Nassau, Santo Antônio; Avenida Beira Rio, Ilha de Joana Bezerra; Avenida Norte, Santo Amaro; e Avenida Prefeito Artur de Lima Cavalcanti, Santo Amaro. 

RPA 02 – Avenida Beberibe, Água Fria; Avenida Cidade Monteiro, Cajueiro; Rua Uriel de Holanda, Dois Unidos; Avenida Hildebrando de Vasconcelos, Dois Unidos; Rua Córrego Central, Linha do Tiro, Rua Arão Botler,  Cajueiro, Rua Alberto Wanderley, Cajueiro,  rua João Liberato

RPA 03 – Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, Brejo da Guabiraba; Rua Dois Irmãos, Dois Irmãos;  rua Coronel Pilar, Passarinho; rua Pereira Barreto, Passarinho;  rua Paula Batista, Casa Amarela; Rua das Graças, Graças; Rua das Pernambucanas, Graças; Rua Guilherme Pinto, Derby; Rua Luiz Césario de Melo, Vasco da Gama; Avenida Agamenon Magalhães, Derby; Rua Antenor Navarro, Graças; e Rua Uriel Sérgio Gardim, Tamarineira; Rua Assis Chateubriand, Guabiraba; rua General Abreu e Lima, Passarinho; rua Salvador de Sá,  Rosarinho, rua Antenor Navarro

RPA 04 – Avenida Caxangá (1º trecho: do túnel da Abolição até a Rua José Osório), Caxangá; e Avenida Caxangá (2º trecho: da Rua Paul Harris até o TI), Caxangá.

RPA 05 – Rua Bezerra da Palma, Afogados; Avenida São Paulo, Jardim São Paulo; Rua São Miguel, Afogados; e Avenida General San Martin.

RPA 06 – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira; Rua Jean Emile Favre, Ipsep; rua Soldado Sinésio de Aragão, Imbiribeira; Avenida Engenheiro Alves de Souza, Imbiribeira; e Avenida Domingos, Boa Viagem.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL