Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

Compensação

Prefeitura vai plantar árvores para compensar emissão de gases no Hospital da Mulher

Publicado em: 12/02/2020 10:45

Foto: Mandy Oliver/Esp.DP foto
A Prefeitura do Recife vai realizar uma compensação ambiental na área verde do Hospital da Mulher do Recife, nesta sexta-feira (14), às 9h. Serão plantadas 33 árvores, correspondente às emissões de gases de efeito estufa geradas durante o workshop de lançamento do LEDS Lab, que ocorreu no último dia 27 de janeiro. Na ocasião, uma calculadora de emissões de GEE quantificou em tempo real o impacto ambiental, quando foram emitidos 4.425, 94 kg de CO2.

O cálculo da compensação foi gerado por meio do aplicativo Ecoevento, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife com a CF Engenharia, após um levantamento detalhado de consumo de energia elétrica, gastos de combustíveis em automóveis, viagens aéreas e lixo produzido. Nos cálculos, são considerados fatores de emissão de CO2 equivalente de metodologias do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da Fundação GHG Protocol e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Estudos revelam que a cada tonelada de emissão de Gás Carbônico é necessário o plantio de 7,14 árvores para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão. Diante disso, será necessário o plantio de 33 árvores para compensar os 4.425, 94 kg de CO2 emitidos durante o workshop.

O deslocamento dos participantes que vieram de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará somou 67% em horas de voo correspondente às emissões, 24% está relacionado ao transporte por meio de veículos usados para o evento e 9% dividido entre montagem, alimentação (coffee break e almoço) e consumo de energia.

“É uma iniciativa importante para mitigar os impactos ambientais decorrentes desses encontros e mostrar a preocupação em estimular projetos sustentáveis. Ao calcular e compensar as emissões de gases de efeito estufa, estamos dando um passo importante no tema das mudanças climáticas. Isso vai sendo somado e incorporado aos trabalhos de reflorestamento executados pela Prefeitura”, enfatiza o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

O plantio de árvores é fundamental para combater as mudanças climáticas, ou seja, quanto maior for o evento, mais árvores deverão ser plantadas para captar CO2 e armazená-lo em forma de biomassa, retirando assim os gases da atmosfera. A Prefeitura do Recife, desta forma, inova ao neutralizar o impacto gerado por um evento, sendo este o primeiro do Nordeste a contabilizar as emissões em tempo real e conhecer a extensão do impacto gerado, podendo identificar oportunidades de redução de emissão.

A compensação ou neutralização de carbono melhora a qualidade de vida das pessoas e promove o uso sustentável de áreas verdes, com destaque para o mapeamento das oportunidades de redução de GEEs. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Almir Rouche, um guerreiro da folia
O Galo da Madrugada conectando gerações
O passo a passo do Galo da Madrugada 2020
Literatura pernambucana na sala de aula
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco