Gratuito

Pracinha de Boa Viagem recebe apresentação do Afoxé Oxum Pandá

Publicado em: 12/02/2020 11:43

23 anos de fundação, o grupo canta a beleza negra, a riqueza da herança afro-brasileira e propagando o amor e reconhecimento da história de luta e resistência dos antepassados. Foto: Alice Souza/Divulgação
A Pracinha de Boa Viagem receberá nesta quarta-feira, às 19h, o grupo cultural Afoxé Oxum Pandá. O projeto mostrará sua sonoridade da cultura africana reinventada no Brasil sob a cadência do Ijexá. Com 23 anos de fundação, o grupo canta a beleza negra, a riqueza da herança afro-brasileira e propagando o amor e reconhecimento da história de luta e resistência dos antepassados.

A apresentação integra a programação do Projeto Recife + Cultura da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife em parceria com o Grupo Parvi e incentivo da Lei Rouanet. A produção é assinada pelo Bureau de Cultura e a indicação é livre.

De origem vinculada ao movimento negro de Olinda, o Afoxé Oxum Pandá nasceu em 1995, por uma iniciativa do babalorixá Genivaldo Barbosa Lemos, após anos de contribuição e militância no Afoxé Alafin Oyó. Foi de uma consulta através dos búzios aos Orixás que, Oxum Pandá (divindade guerreira da beleza, riqueza e amor) se apresentou como patrona da nova entidade.

O primeiro CD, Não há silêncio, abriu o Oxum Pandá no cenário musical, inserindo o Afoxé em diversas apresentações em várias cidades de Pernambuco, além de São Paulo. Já seu segundo trabalho intitulado Brilho do Sol, traz diversas músicas autorais com arranjos de Jorge Riba (sambista consagrado em nosso estado pelo trabalho que resgata o samba de raiz) e a voz de Maria Helena Sampaio (Fundadora Oyá Tokolê Afoxé Owo e respeitada Yalorixá do Recife) referência no meio musical e religioso da cidade do Recife.

Há dois anos, o Oxum Pandá lançou seu terceiro CD – Deusa da Beleza - com produção de Jorge Féo e direção musical de Jorge Riba, tendo como convidados os cantores Gerlane Lops e Gonzaga Leal. O show de lançamento da mídia aconteceu no Janeiro de Grandes Espetáculos com a participação de As Crioulas, Adriana B e Jorge Riba.

O Projeto Recife Cultura existe há dois anos e as atividades acontecem semanalmente às quartas-feiras na Pracinha. As apresentações são feitas por grupos de dança e teatro de rua, reconhecidos como patrimônio histórico cultural. Nessa nova fase, a ideia é ampliar e qualificar as ações tendo em vista o enorme potencial turístico da cidade que é considerada um dos principais destinos de eventos e polo cultural do Estado.

Além das apresentações dos grupos em Boa Viagem, o Projeto também contou com cinco ações de formação de plateia para alunos e professores da rede da Rede Municipal do Recife, na perspectiva de disseminar e valorizar as manifestações da cultura pernambucana e garantir o acesso desse público às atividades. Todas as apresentações culturais contam com acessibilidade comunicacional para facilitar e permitir que pessoas com deficiência participem das sessões. Também há assentos prioritários, banheiros acessíveis, interprete de libras e um audiodescritor que faz a apresentação dos grupos com detalhes técnicos onde as pessoas com deficiência visual poderão acessar instrumentos, figurino, entre outros. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL