Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL 2020

Percurso do galo no bairro de São José recebe vistoria nesta segunda

Publicado em: 17/02/2020 09:29 | Atualizado em: 17/02/2020 13:54

 (Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.)
Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.
Para garantir a segurança dos foliões no carnaval, o Grupo de Trabalho formado pela Secretaria de Defesa Social (SDS), Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e  Diretoria de Controle Urbano (Dircon), além de outros órgãos, realizaram inspeção pelos 4,5 quilômetros do percurso do Galo da Madrugada, no bairro de São José, no Centro do Recife, para avaliar as condições dos 504 imóveis registrados como camarotes para o evento. Pelo menos 10 deles sofreram notificação ou interdição.  

A vistoria aconteceu na manhã de ontem e teve início às 7h. De acordo com a Defesa Civil do Recife, em avaliações anteriores 55 ambientes foram impedidos de funcionar, nesta última apenas 10 imóveis foram interditados ou notificados por falta de licença ou por apresentar algum tipo de risco. Estes estabelecimentos, que se encontram na Avenida Sul, devem fazer ajustes e assinar um contrato de responsabilidade técnica até a próxima sexta-feira (21), quando serão visitados novamente para garantir seu funcionamento ou não.  

A ação também tinha como objetivo avaliar situações o trajeto por onde passarão os 30 trios elétricos no dia 22 deste mês, o tradicional sábado de Zé Pereira. Algumas das questões analisadas são a existência de fiações baixas, entulhos e buracos. "São observações que realizamos para poder dar segurança ao folião. Avaliamos limpeza, poda de árvore, locação de camarote, ordenamento dos ambulantes porque precisamos fazer o devido controle", comentou o Coronel Erick Aprígio, do Corpo de Bombeiros. 

Também participaram da vistoria o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). "Nós avaliamos questões que garantem o melhor fluxo do folião, se tem algum impedimento nas calçadas, verificamos as marquises para colocar adesivo e evitar o acesso, se for o caso. Também estamos verificando os camarotes, analisando a documentação e também interditando imóveis com risco alto", comenta a chefe da divisão regional da Dircon, Mônica Barata.   

Desde agosto de 2019, o Grupo de Trabalho do Carnaval da SDS realiza reuniões com representantes das agremiações do Recife e das demais cidades da Região Metropolitana para definir o planejamento e as estratégias para o carnaval. Ao longo de toda a semana, novas avaliações devem ser feitas pelos órgãos competentes.  

Roteiro do Galo 

O Galo da Madrugada tem concentração no Forte das Cinco Pontas, às 9h. Após isso, a multidão segue em direção à Rua Imperial, passando pela Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), pelas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, finalizando o percurso às 18h30, na Rua do Sol.  

Para comemorar a sua 43° edição, o bloco irá homenagear a literatura de cordel e a xilogravura no carnaval de 2020. Com o mote ”Xilogravuras no Cordel do Frevo” o desfile da agremiação deve levar mais de 2 milhões de foliões para as ruas do Recife.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL