Diario de Pernambuco
Busca

Turismo

Monumento Ruína do Senado será entregue nesta terça-feira

Publicado em: 17/02/2020 16:16

Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda.
O monumento da Ruína do Senado, na Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira, no Carmo, em Olinda, será entregue nesta terça-feira (18), às 9h, após três meses de obras de limpeza e consolidação da estrutura remanescente. A recuperação custou R$ 30 mil, provenientes do Fundo de Preservação/Conselho de Preservação de Olinda.

A Ruína passou por consolidação dos espaços entre as pedras existentes, preenchimento de fendas e revestimento das fachadas e limpeza, com execução da Estúdio Sarasá Conservação e Restauração S/S LTDA.

A obra foi de responsabilidade da Secretaria Executiva de Patrimônio e da Secretaria de Cultura, Patrimônio, Turismo, e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda, Núcleo de Educação Patrimonial de Olinda, Arquivo Público Municipal de Olinda, Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados de Olinda e Laboratório de Arqueologia de Olinda.

Histórico

Conhecido por "Monumento da Estrela", nesse lugar funcionava o Senado de Olinda, algo que hoje corresponderia à Câmara de Vereadores da cidade. Depois que foi fechado e o Poder Legislativo olindense foi transferido para outro bairro, onde hoje é o prédio da Prefeitura Municipal, ruiu e acabou desmoronando. Lá, em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República entre nós.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL