Diario de Pernambuco
Busca

Carnaval

Montagem do Galo, interdição de ruas e Expresso Folia: confira o esquema de mobilidade para o carnaval do Recife

Publicado em: 17/02/2020 09:49 | Atualizado em: 17/02/2020 12:31

 (Ricardo Fernandes/DP Foto )
Ricardo Fernandes/DP Foto
A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), divulgou as mudanças de trânsito para a realização do carnaval no Recife. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), uma equipe diária de 410 profissionais, entre eles 270 agentes e 140 orientadores de trânsito, vai reforçar as ações, que têm como intuito promover a segurança viária e auxiliar o deslocamento das pessoas que desejarem curtir a festa.

Entre as novidades deste ano está um novo ponto de embarque para os expressos Galo e da Folia: o Supermercado Extra, na Rua Benfica, na Madalena. As demais rotas tradicionais do Expresso estão mantidas. Os usuários do Expresso da Folia que saírem do Supermercado Extra e shoppings Tacaruna e Plaza desembarcarão na Travessa Tiradentes, ao lado da Receita Federal. Já os usuários do Expresso da Folia que saírem dos shoppings Recife e Riomar, terão o ponto de desembarque no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória. O custo da pulseira é de R$ 12.

Além disso, neste ano também serão montados pontos de embarque e desembarque para os usuários de transporte por aplicativos de empresas credenciadas junto à CTTU. Os passageiros poderão esperar o serviço na Praça Tiradentes, na Rua do Imperador Dom Pedro II, entre a Rua Siqueira Campos e a Praça da República, e no Cais Santa Rita, próximo à Ponte Giratória.

Para os passageiros que quiserem utilizar os táxis, a CTTU implantará seis pontos de táxi provisórios ao longo do tempo da folia. A Prefeitura do Recife também assinou o convênio táxi metropolitano com 10 cidades da Região Metropolitana do Recife, duas a mais que no ano passado. A expectativa é de que a frota de táxi aumente em 50%. Os pontos de táxi, assim como os de embarque e desembarque dos expressos Galo e da Folia, estarão disponíveis no aplicativo Carnaval do Recife. Serão oferecidos, ainda, 1.800 vagas de estacionamento gratuitas para aqueles que desejarem utilizar carro, moto ou bicicleta para chegar ao Bairro do Recife.

Nas interdições, a Ponte Princesa Isabel se tornará mão dupla para o tráfego misto. Além disso, assim como em 2019, haverá o bloqueio antecipado da Ponte Duarte Coelho, que será fechada para o tráfego de veículos a partir da terça-feira (18), às 22h. Além disso, como no ano anterior, a Ponte Buarque de Macedo, que dá acesso ao Cais do Apolo, será exclusiva para pedestres e passará a ser bloqueada para o tráfego de veículos a partir das 14h do domingo (23), até terça-feira (25) ou até quando o fluxo de pessoas permitir.

Galo da Madrugada:
A segunda etapa da operação será a partir das 21h da sexta-feira (21) e segue até as 20h do sábado (22). A CTTU vai realizar o fechamento das ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá concentração da agremiação. Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos, Avenida Guararapes e Rua Imperial serão interditadas. Além disso, a Avenida Sul também será bloqueada no sentido cidade, nas proximidades da Rua General Estilac Leal (antigo pontilhão).

Já a terceira etapa da operação será realizada no dia do desfile do Galo da Madrugada, no sábado (22), das 5h às 20h, com o fechamento da Avenida Engenheiro José Estelita, no sentido centro. Apenas as linhas do Expresso Galo, ônibus e táxis poderão acessar a via. Dessa forma, os veículos oriundos dos bairros da Zona Sul poderão acessar a área central da cidade utilizando a Avenida Governador Agamenon Magalhães. Os coletivos vindos da Zona Sul com destino ao Cais Santa Rita não poderão seguir para Avenida Martins de Barros e deverão retornar pela Avenida Sul, no sentido do bairro do Cabanga.

Ainda na terceira etapa, também haverá interdição de trânsito na Avenida Cruz Cabugá x Avenida Mário Melo, onde os ônibus e demais veículos deverão retornar pela própria Avenida Cruz Cabugá, ou seguir pela Rua dos Palmares. A Rua Princesa Isabel também será bloqueada a partir do cruzamento com a Rua do Hospício, portanto, os condutores vindos da Rua do Príncipe deverão realizar o giro à esquerda para acessar a Avenida Cruz Cabugá no sentido Olinda.

Bairro do Recife:
Agentes e orientadores de trânsito vão realizar as ações já a partir da quinta-feira (20), com o objetivo de promover a segurança viária e facilitar a circulação das pessoas no Bairro do Recife. A depender do volume de pessoas e veículos nas vias do bairro, a Ponte Giratória será bloqueada e os carros oriundos do Cais Santa Rita serão desviados para Avenida Martins de Barros. As vias estarão liberadas apenas para saída dos veículos da Ilha. Além disso, todos os acessos à Avenida Alfredo Lisboa serão interditados. Às 14h da sexta-feira (21) todas as vias do Bairro do Recife ficarão bloqueadas, com exceção da Avenida Cais do Apolo, até a altura da Caixa Econômica, que estará liberada para o tráfego misto de veículos. As pontes que dão acesso ao bairro também terão mudanças na circulação.

Expresso da Folia:
Quem vai curtir o Galo da Madrugada contará com a frota de 34 ônibus do Expresso Galo. Já nos demais dias da festa, o Expresso da Folia vai garantir o ir e vir com uma frota de 43 veículos. Os transportes saem dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna, e, a novidade este ano é o novo ponto de embarque no hipermercado Extra da Benfica, levando o público até o Bairro do Recife ou ao Galo da Madrugada. Os intervalos de saída entre uma condução e outra poderá variar de acordo com a demanda de passageiros. Tanto no Expresso Galo quanto no Expresso da Folia, o tempo de espera entre um ônibus e outro varia de 10 a 15 minutos.
 
Durante a operação do Expresso Galo, quem embarcar no coletivo que sai dos shoppings Plaza, Tacaruna e Extra Benfica vai desembarcar na Avenida Martins de Barros, próximo à Ponte Giratória. Já quem optar pelos shoppings Recife e RioMar vai descer em frente aos edifícios Pier Maurício de Nassau e Pier Duarte Coelho (Torres Gêmeas). Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo local dos pontos de desembarque. O período de operação dos ônibus será das 7h às 17h30 do sábado (22).

Já o Expresso da Folia tradicional vai levar os foliões até o Bairro do Recife.  No sábado (22), o período de operação acontece das 18h às 5h do domingo (23). O passageiro que embarcar nos shoppings Plaza, Tacaruna e Extra Benfica vai desembarcar na Travessa Tiradentes, ao lado do Prédio da Receita Federal. Quem optar pelos shoppings Recife e RioMar fará o desembarque no Cais de Santa Rita, no sentido Marco Zero, na altura da Ponte Giratória. Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo ponto de desembarque. A partir do domingo (23), o serviço estará disponível entre as 15h e as 5h do dia seguinte, finalizando a operação na quarta-feira (26).

A passagem dos coletivos será mantida do ano anterior, custará R$ 12 e dará direito à viagem de ida e volta. Os foliões que optarem por deixar seus carros nos shoppings deverão apresentar a pulseira de identificação na cabine de pagamento do estacionamento. Dessa forma, será cobrada apenas a tarifa inicial de cada estabelecimento para o período de utilização.

ESTACIONAMENTO E TRASLADOS:
A Prefeitura do Recife vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias no período de carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo.

Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (21) e a terça-feira (25). No dia da abertura do carnaval, os espaços serão disponibilizados a partir das 18h e seguem até 4h da manhã do sábado. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL