Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Hospital das Clínicas será unidade de referência para casos suspeitos de coronavírus

Publicado em: 28/02/2020 19:39 | Atualizado em: 28/02/2020 20:10

 (Foto: Leandro de Santana/ Esp.DP FOTO)
Foto: Leandro de Santana/ Esp.DP FOTO

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) será unidade de referência “nível 3” para o atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus, Covid-19, conforme o Plano de Contingência para Infecção pelo Coronavírus montado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Na tarde dessa quinta-feira (27), a superintendente do HC, Sylvia Lemos Hinrichsen, se reuniu com o Comitê de Crise para Enfrentamento da Infecção pelo Novo Coronavírus (Covid-19) do HC e representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O grupo visitou os locais que serão montados os possíveis leitos. 

Os casos suspeitos devem ser regulados via Central de Regulação, e os pacientes devem ser removidos em ambulância para um dos hospitais de referência de nível 1: Oswaldo Cruz (adultos), Correia Picanço (crianças até 14 anos) e Imip (gestantes). No nível 2, há ampliação no número de leitos desses hospitais referenciados e, no nível 3, haverá também a ampliação dos serviços de referência.

Segundo o Ministério da Saúde, os casos suspeitos são de indivíduos com febre aliada a sinal ou sintoma respiratório (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais) com histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou com contato próximo de caso suspeito nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; ou contato próximo de caso confirmado do novo coronavírus em laboratório nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL