Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

Educação

Fase regional de evento mundial de robótica acontece em Paulista a partir desta sexta

Publicado em: 03/02/2020 15:30 | Atualizado em: 03/02/2020 15:30

 (Foto: Sesi/Divulgação)
Foto: Sesi/Divulgação
O maior evento mundial de robótica inicia uma etapa regional em Pernambuco nesta sexta-feira (7) e sábado (8), misturando criatividade, tecnologia e inovação. O Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) desafiará estudantes de 9 a 16 anos a pesquisar e propor soluções que possam contribuir para o desenvolvimento das cidades, bem como construir e programar robôs autônomos. Ao todo, 40 equipes participarão da etapa regional, que acontecerá no Sesi Paulista. Os melhores avaliados serão classificados para a fase nacional, em São Paulo.

A partir do tema da temporada 2019/2020, City Shaper (Modelador de cidades, em tradução livre), crianças e jovens de 80 países precisarão ajudar a construir e a desenvolver cidades melhores para as próximas gerações, explorando a imaginação e a inteligência para sugerir soluções inovadoras que possam melhorar os problemas atuais do meio ambiente, da mobilidade, da acessibilidade e dos desastres naturais.

A competição estimula os estudantes a pesquisar sobre problemas na área do tema proposto, desenvolver e apresentar um projeto de pesquisa. Os competidores também terão que criar e programar robôs para cumprir 14 missões sugeridas no tapete First Lego League da temporada, onde os robôs deverão capturar, transportar ou entregar objetos em uma arena. Os times terão direito a três rounds, de dois minutos e 30 segundos cada, para execução das tarefas. Cada equipe terá entre dois e 10 estudantes.

Durante os dois dias de competição, os participantes precisarão mostrar que sabem trabalhar em sintonia, além de mostrar capacidade de inovação e raciocínio lógico. Todos serão avaliados em quatro categorias: desafio do robô, design do robô, projeto de inovação e valores. Os vencedores seguirão para a etapa nacional, em São Paulo, e os destaques serão classificados para a mundial.

Segundo a superintendente do Sesi-PE, Cláudia Cartaxo, o torneio é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que os estudantes se entusiasmem com ciências e tecnologia. “Por meio da robótica educacional, crianças e jovens aprenderão matemática, física e engenharia de forma lúdica, percebendo que a inovação tecnológica abre caminhos para novos métodos de aprendizagem. Tudo isso possibilitará que eles adquiram habilidades para a futura atividade profissional e o exercício da cidadania”, destacou.

Além de Pernambuco, outros 13 estados também sediarão as etapas regionais: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Vacina: 5,7 bilhões de doses já foram compradas no mundo
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
12/08 - Manhã na Clube com Rhaldney Santos
Bolsonaro: incêndios na Amazônia são mentira
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco