Diario de Pernambuco
Busca

CHUVAS

Em duas horas choveu o equivalente a oito dias no Recife

Publicado em: 20/02/2020 11:38 | Atualizado em: 20/02/2020 11:53

 (Foto: Murilo Macêdo/WhatsApp/Reprodução)
Foto: Murilo Macêdo/WhatsApp/Reprodução

Em um período de apenas duas horas, entre às 23h da quarta-feira (19) e 1h na quinta (20), o volume médio de chuva registrado na capital pernambucana foi de aproximadamente 32 mm, correspondendo a cerca de oito dias. A média total para o mês de fevereiro é de 123 mm. As rajadas de vento que superaram os 60 quilômetros. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o fenômeno raro ocorreu por causa de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical.

A Prefeitura do Recife informou que intensificou o monitoramento das chuvas desde às 17h desta quarta-feira (19) logo após o alerta emitido pela Apac. Equipes da Defesa Civil, Emlurb, CTTU e outros órgãos atuaram para minimizar os impactos das chuvas ainda durante a madrugada. O trabalho seguiu durante a manhã desta quinta-feira (20). Aproximadamente 800 servidores atuaram nas ruas, principalmente no trabalho de remoção de árvores. Não foi registrado nenhum incidente com vítimas. Desde o início de janeiro a Prefeitura do Recife já atua nas ruas da cidade com ações da Operação Inverno 2020.

Foram emitidos, um aviso SMS para mais de 32 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Entre as 17h de ontem e as 7h de hoje, o órgão registrou 25 chamados, sendo a maioria para colocação de lonas. A Defesa Civil, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

A Emlurb registrou neste período 67 ocorrências de queda parcial ou total de árvores na cidade. Destas, 18 foram atendidas e liberadas, entre elas a Avenida Visconde de Jequitinhonha, Rua Francisco da Cunha, Rua Sargento Waldir Correia, em Boa Viagem, Avenida Caxangá (Cordeiro), Rua Itapetininga (Curado) e Avenida Maurício de Nassau (Iputinga). No momento, 16 estão em atendimento (11h).

A Operação Inverno começou com a limpeza dos 99 canais da cidade desde o início do ano. Mais de 6.100 profissionais, de 11 secretarias e órgãos, estão envolvidos na Operação Inverno 2020, que possui investimento previsto para R$ 99 milhões, em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. Estão previstas ainda 50 mil vistorias e a colocação de 3,3 milhões de m2 de lona até o final da Operação.

Equipes formadas por 296 agentes e 175 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Da 0h às 10h30 desta quinta-feira (20), foram registrados 13 acidentes de trânsito sem vítimas fatais. No período, a CTTU registrou ocorrências em 57 semáforos, dos quais 31 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 170 câmeras de videomonitoramento.

Alguns itens da decoração do Carnaval do Recife 2020 também sofreram avarias devido aos fortes ventos e chuva desta madrugada. Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), equipes da Fundação de Cultura Cidade do Recife trabalham para fazer todos os reparos necessários para a realização do verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. A programação prevista para esta quinta-feira (20) - os espetáculos Ubuntu e Tumaraca, assim como a abertura oficial do Carnaval do Recife, programada para as 18h da sexta-feira (21) - estão mantidos normalmente.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL