Diario de Pernambuco
Busca

Folia

Confira o esquema de mobilidade do Bairro do Recife para o carnaval

Publicado em: 21/02/2020 18:02 | Atualizado em: 21/02/2020 18:06

 (Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP
)
Foto: Ricardo Fernandes/Arquivo DP
Para facilitar o acesso dos foliões ao carnaval do Recife, estacionamentos estarão disponíveis na sede da Prefeitura do Recife, no o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e no Tribunal Regional Federal (TRF). Ao total, os espaços devem receber cerca de 15 mil veículos e bicicletas até a terça-feira. Hoje, os estacionamentos estarão abertos das 18h às 4h. Nos outros dias do carnaval, o horário passa a ser das 12h às 4h.

Não será permitido que os veículos pernoitem nos locais. Caso contrário, estarão sujeitos a reboque da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Vans vão levar o público dos principais estacionamentos até a Central do Carnaval, uma das entradas para a folia no Bairro do Recife, próxima à Praça do Arsenal. Os veículos sairão de 10 em 10 minutos até as 2h. Os pontos de embarque/desembarque serão no Posto Shell, em frente à Prefeitura do Recife, e na Central do Carnaval.

Os foliões devem estar atento ainda ao fechamento de ruas e avenidas do Centro. A partir das 14h de hoje, todas as vias do Bairro do Recife ficarão bloqueadas para veículos, com exceção da Avenida Cais do Apolo, até a altura da Caixa Econômica Federal, que estará liberada para o tráfego misto de veículos.

As pontes que dão acesso ao bairro também terão mudanças na circulação. A Ponte Princesa Isabel se tornará mão dupla, com duas faixas para cada sentido. Pela Ponte Giratória, apenas os condutores que forem utilizar o estacionamento do Paço Alfândega e táxis terão acesso ao Bairro do Recife. A Ponte Maurício de Nassau ficará interditada para circulação de veículos e será exclusiva para pedestres a partir das 20h de hoje, e a Ponte do Limoeiro estará aberta para o tráfego misto, possibilitando o acesso dos condutores aos estacionamentos.

O serviço de táxi oferecido aos foliões contará com o Convênio Táxi Metropolitano, assinado entre dez municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), para elevar a frota de táxis que poderá operar no período carnavalesco. Poderão circular na capital veículos dos municípios de Olinda, Igarassu, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, além de Itamaracá e Itapissuma.

Para embarque e desembarque de passageiros, a CTTU criou pontos provisórios de táxi na área central da cidade a partir de hoje, até as 5h da Quarta-Feira de Cinzas: Rua Martins de Barros com Ponte Maurício de Nassau; Rua Martins de Barro com Ponte Buarque de Macedo; em frente à Secretaria da Fazenda de Pernambuco; Cais do Apolo com Avenida Rio Branco; e Ponte Giratória.

Para os usuários de transporte por aplicativo, haverá três pontos de embarque e desembarque durante o carnaval, para que possam solicitar o serviço. Os usuários da Zona Norte terão o embarque e desembarque na Praça Tiradentes; os usuários da Zona Sul poderão embarcar e desembarcar nas proximidades da Ponte Giratória.

O terceiro ponto de embarque e desembarque será na Rua do Imperador Dom Pedro II, entre aRua Siqueira Campos e a Praça da República. Não será permitido estacionamento nos pontos de embarque e desembarque nem parada com tempo superior a 5 minutos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL