° / °

Vida Urbana
TRANSTORNO

Chuva atrasa voos e causa estragos na RMR nesta madrugada

Publicado: 20/02/2020 às 06:40

Árvore caiu na rua Princesa Isabel/Foto: Peu Ricardo/DP

Árvore caiu na rua Princesa Isabel/Foto: Peu Ricardo/DP

Árvore caiu na rua Princesa IsabelA chuva forte que caiu nas últimas seis horas na Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata de Pernambuco causou diversos transtornos, como ventania, queda de árvores e atraso em voos na madrugada desta quinta-feira (20). De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as maiores precipitações foram registradas em Nazaré da Mata (Engenho Coqueiro, 38,48mm), Paudalho (35,81mm), Lagoa do Carro (33,98mm), São Lourenço da Mata (33,01mm) e Aldeia/Camaragibe (31,72mm).

Nas redes sociais, internautas registraram queixas de falta de luz em bairros como Ibura e San Martin. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) confirma quedas na Região Metropolitana, mas “ocorrências são pontuais”, relacionadas a queda de árvores em cima da rede elétrica. “Desde a madrugada, a empresa reforçou o número de equipes de prontidão e está atuando ininterruptamente para restabelecer o fornecimento de energia nas localidades afetadas”, diz a companhia, em nota.
Vento e chuva estilhaçaram vidraça de casa na Caxangá.Uma moradora do bairro da Caxangá, na Zona Oeste do Recife, teve sua varanda destruída por causa da ventania. Em registro enviado ao Diario, toda a vidraça da janela explodiu com o impacto do vento forte com a chuva. Na Zona Sul, próximo ao Parque Dona Lindu, também foram registradas quedas de árvore. Moradores de Boa Viagem também relataram falta de energia a partir das 23h50 que só foi retomada às 6h45.
Árvore cai por cima de carro na rua Francisco da Cunha, na altura do Colégio Boa Viagem, Zona Sul 
No fim da tarde dessa quarta-feira (19), a Apac emitiu um alerta de chuvas fortes para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste. As precipitações foram causadas pela junção do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis com a Zona de Convergência Intertropical.
 
Olinda
Em Olinda, parte da decoração de carnaval e algumas barracas ficaram reviradas em decorrência da chuva e ventania nesta madrugada. De acordo com relatos, as barracas quebraram por volta das 3h.

José Gomes da Silva e Fabiana Barreto têm barracas montadas no cruzamento da Avenida Liberdade com a Rua do Sol, antes da Praça do Carmo. O toldo de José voou em cima do de Fabiana. "Há 23 anos que eu comercializo bebidas e lanches aqui e nunca vi isso", disse o homem, que não teve grandes prejuízos como a vizinha. "Não tinha abastecido a barraca ainda. Só hoje que vou abastecer depois que consertar aqui a minha cobertura". 

Fabiana tinha montado a barraca pela primeira vez. Hoje, por volta das 5h30, seu marido passou pelo local e viu que o espaço revirado. "Uma tristeza. É meu primeiro ano e comprei uma barraca nova. A sorte foi que eu não deixei nada dentro. Eu ia dormir aqui ontem mas, graças a Deus, fui para casa".

Quase que ela deixava seus materiais de trabalho pernoitarem na barraca: "Tinha deixado as bebidas, mas deu aquele aperto no coração e levei para casa. Só estava a barraca, toda envolvida pela lona". 
Fachada da agência da Caixa Econômica, localizada na Avenida Getúlio Vargas, em Olinda, foi destruída 

Aeroporto
No Aeroporto Internacional dos Guararapes, 16 voos foram afetados, todos entre a 0h e 2h. Segundo a Infraero, sete desembarques na capital pernambucana registraram atrasos maiores que 25 minutos. O mais expressivo foi um voo para Maceió, previsto para chegar à 0h25, que só aconteceu às 4h. Já dentre os embarques, o que mais saiu fora do previsto foi um para Guarulhos, em São Paulo - marcado para 2h10, que saiu apenas às 4h20.

Voos atrasados:
Embarque:
São Paulo (Guarulhos) - previsto para 2h10, saiu às 4h20
São Paulo (Guarulhos) - previsto para 22h50, saiu às 0h36
Ilha do Sal (Cabo Verde) - previsto para 1h40, saiu às 2h46
Campinas (Viracopos) - previsto para 3h, saiu às 3h50

Desembarque: 
Maceió - previsto para 0h25, desembarcou às 4h
Maceió - previsto para 0h20, desembarcou às 2h23
Maceió - previsto para 0h55, desembarcou às 2h52
São Paulo (Guarulhos) - previsto para 0h15, desembarcou às 1h11
Ilha do Sal (Cabo Verde) - previsto para 0h, desembarcou às 1h17
 
Mais de Vida Urbana