Diario de Pernambuco
Busca

Segurança

CAU/PE faz últimas vistorias de estruturas de grande porte do carnaval

Publicado em: 17/02/2020 10:03 | Atualizado em: 17/02/2020 11:50

Na manhã desta segunda-feira (17), o CAU/PE vistoriou o projeto do Carvalheira na Ladeira. (Foto: Diogo Cavalcante/DP.)
Na manhã desta segunda-feira (17), o CAU/PE vistoriou o projeto do Carvalheira na Ladeira. (Foto: Diogo Cavalcante/DP.)
Ao longo desta semana, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) realiza as últimas vistorias dos ambientes que irão receber festas carnavalescas de grande porte. Na manhã desta segunda-feira (17), uma equipe do CAU/PE vistoriou o espaço do Carvalheira na Ladeira, que fica no Parque Memorial Arcoverde, área limítrofe entre o Recife e Olinda. Nesta terça (18), o conselho irá averiguar a regularidade dos projetos estruturais do Galo da Madrugada.

Segundo o presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, este é o terceiro ano de vistoria de grandes eventos. “É preciso que os projetos arquitetônicos tenham um rigor técnico, e verificamos se eles estão cumprindo todas as responsabilidades. Temos notado que as estruturas estão cada vez maiores e mais atrativas, acompanhada da devida regularidade”, conta. Até o fim desta semana, o espaço do Carnaval Boa Viagem será vistoriado pela última vez pela equipe do conselho.

Em 2019, as vistorias do CAU/PE não encontraram nenhuma irregularidade nos espaços festivos. “Este ano, também não notamos nada de errado em nossas vistorias. É notório que esses eventos se capacitam, se cercam de cuidados, para que nada aconteça ao folião”, complementa Rafael. 

No Carvalheira na Ladeira, tudo está correto. “Vamos receber 40 mil pessoas ao todo, o que dará uma boa movimentação na economia. Todas as estruturas aqui estão de acordo com as normas brasileiras. Sempre trabalhamos com assessoria dos órgãos competentes, como CAU/PE, Crea-PE e Empetur, por exemplo”, diz o empresário do espaço, Eduardo Carvalheira.

Além da questão estrutural, Eduardo espera cooperação da Polícia Militar para reforçar a segurança externa na área do Parque Memorial Arcoverde. “Já tivemos sérios problemas em anos anteriores. Mas eles se comprometeram com nós, da iniciativa privada (Carvalheira, Classic Hall e Camarote Olinda) a melhorar o policiamento. Estamos disponibilizando instalações em posições estratégicas para que a polícia possa cobrir as áreas externas dos arredores”, acrescenta.

O empresário também destaca ações de sustentabilidade desenvolvidas, como o Lixo Zero, que busca reciclar e reaproveitar tanto os materiais usados na montagem das estruturas quanto dos resíduos gerados nos dias do evento. Ano passado, o total de conteúdos reciclados foi de 72% e o organizador da festa espera alcançar uma taxa 90% em 2020.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL